Internacional
03 Junho de 2024 | 16h00

Rússia alerta EUA contra erro de cálculo “fatal” na Ucrânia

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, afirmou, esta segunda-feira que os Estados Unidos poderão enfrentar "consequências fatais" se ignorarem os avisos de Moscovo para não permitir que a Ucrânia use armas fornecidas por Washington para atacar alvos dentro da Rússia.

Num comentário que fazia sobre a decisão do Presidente norte-americano, Joe Biden, sobre a aprovação de uso de armas fornecidas pelos EUA para atingir alvos dentro da Rússia que estivessem envolvidos em ataques na região ucraniana de Kharkiv , Sergei Ryabkov "Gostaria de alertar os líderes americanos contra erros de cálculo que poderiam ter consequências fatais.

" Por razões desconhecidas, eles subestimam a seriedade da rejeição que podem receber", disse Ryabkov, segundo a agência de notícias estatal RIA.

Ele se referiu aos comentários feitos na semana passada pelo presidente Vladimir Putin, que disse que os países da OTAN estavam brincando com fogo e arriscando um conflito global mais profundo de uma série de advertências de Moscovo sobre o risco de uma grave escalada.

"Peço a estas figuras (nos EUA)... que gastem parte do seu tempo, que aparentemente gastam em algum tipo de videogame, a julgar pela leveza de sua abordagem, no estudo detalhado do que foi dito por Putin".  Ryabkov disse.

"Putin fez um aviso muito significativo e deve ser levado com a maior seriedade”, acrescentou.

Segundo a Reuters, Vladimir Putin disse que o Ocidente estaria directamente envolvido em qualquer utilização das suas armas pela Ucrânia para atacar profundamente dentro da Rússia, porque tais ataques exigiriam o seu satélite, inteligência e ajuda militar.


Fonte: JA