Economia
31 Maio de 2024 | 16h29

Seleccionada operadora exclusiva dos jogos sociais

A operadora Mota Tavares & Jogos é detentora dos direitos exclusivos de exploração da lotaria nacional instantânea, Totoloto e Totobola, depois de ter sido apurada como vencedora do Concurso Público para a Concessão dos Jogos Sociais em Angola, que decorreu de Julho a Novembro do ano passado e permaneceu em fase de apuramento até Abril último.

O concurso, aberto pelo Instituto de Supervisão de Jogos (ISJ), por meio do Despacho Presidencial nº 143/23, de 19 de Junho, contou com a participação de um total de cinco entidades, além da Mota e Tavares Jogos, a Primeira Aposta, LiveBet Games, CTC Investment Group e Lotarias Kitady, de acordo com o comunicado em que o ISJ anunciou, ontem, os resultados do apuramento.

Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, após a recepção das manifestações de interesse, entre 29 de Julho e 21 de Novembro do ano passado, uma comissão avaliou as candidaturas e propostas técnicas e financeiras, incluindo esclarecimentos decorrentes de interposição de reclamações e recursos, no período de 22 de Novembro de 2023 a 18 de Abril de 2024.

A Comissão de Avaliação concluiu que "a proposta da Mota Tavares & Jogos respondeu de modo satisfatório às exigências das peças do procedimento, assim como aos interesses do Estado angolano, visando a obtenção de recursos para a satisfação de necessidades sociais colectivas".

Os requisitos da avaliação incidiam sobre a idoneidade, capacidade financeira e experiência técnica na exploração de jogos sociais, com a melhor proposta em torno do interesse público a ser definida com base nos critérios de objectividade previstos no programa do concurso e no caderno de encargos.

"Somos a comunicar que a entidade vencedora do Concurso Público para atribuição do direito exclusivo de exploração de jogos de lotaria nacional e instantânea, Totoloto e Totobola é a Mota Tavares & Jogos, nos termos da proposta apresentada", declarou o ISJ, realçando o rigor e transparência do processo de apuramento.

O ISJ prevê que a Mota Tavares & Jogos inicia as operações de exploração destes jogos, que considera serem de elevada relevância para a população angolana, "num curto espaço de tempo".

Fonte: JA