Política
30 Maio de 2024 | 16h14

Cimeira das Cidades Geminadas aborda ética e transparência

Angola participa, desde ontem, em San Antonio, cidade do Texas, Estados Unidos da América (EUA), na Cimeira das Cidades Geminadas, que decorre sob o tema “As melhores práticas na gestão municipal”.

Trabalhos de grupos temáticos antecederam, ontem, a cerimónia de abertura do evento, em que os prelectores do primeiro painel incidiram as abordagens sobre a necessidade de se cultivar a integridade na gestão municipal, a ética e transparência na governação local, um caso de estudo no município de San Antonio.

A governadora de Cabinda, Mara Quiosa, ao intervir no debate, defendeu a importância de se adequar as questões éticas aos princípios culturais de cada região, citando, a título de exemplo, as comunidades angolanas que oferecem, aos que visitam Angola, a sua riqueza agrícola e agro-pecuária como sinal de boas-vindas.

Marcos Nhunga, que também faz parte da comitiva encabeçada pelo ministro da Administração e Território, apelou à organização e aos prelectores a visitarem Angola, no sentido de partilharem as experiências sobre as boas práticas em matéria de gestão na governação local.

Em declarações à imprensa, o governador mostrou-se expectante com o processo em curso, sobre a assinatura do acordo de geminação entre Malanje e Hampton.

Para o vice-governador de Luanda, Manuel Gonçalves, a Cimeira sobre as Cidades Geminadas representa um espaço de troca de experiências, sobretudo para os países e cidades que pretendem iniciar novas experiências sobre a matéria.

Durante a Cimeira, Manuel Gonçalves vai manter um encontro com Jessica Nguyen, responsável pelo Desenvolvimento Comercial do Porto de Houston, para um balanço do estado de implementação do acordo de geminação em vigor entre Luanda e Houston, assim como explorar outras oportunidades de geminação, entre as cidades angolanas e norte-americanas, nomeadamente Cabinda e Lafayette.

O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, será um dos oradores principais do painel sob o tema "A Diáspora Africana nas Américas”, agendado para amanhã. 

A Cimeira vai analisar modelos inovadores e sustentáveis de cooperação entre cidades, com foco na economia, desafios globais e diplomacia cultural, e pretende ser uma plataforma de partilha e discussão sobre o legado histórico e cultural da diáspora africana em todas as Américas, do Canadá ao Chile.

O evento tem como objectivos reunir funcionários eleitos, diplomatas cidadãos e outras partes interessadas de 35 países em todo o Hemisfério Ocidental, no espírito de amizade, respeito mútuo e oportunidade, fortalecer, celebrar e construir novas parcerias com os Estados Unidos e vizinhos mais próximos, demonstrar o poder das parcerias no comércio, diplomacia e paz nas Américas, bem como as parcerias locais podem florescer através de tópicos mútuos de interesse, como turismo, comércio, gastronomia, educação, cultura e muito mais.

A Cimeira decorre até sexta-feira e integra um programa dinâmico composto por palestras, painéis de discussão, workshops interativos e sessões de networking meticulosamente elaboradas para inspirar e capacitar os participantes para efectuar mudanças positivas em suas comunidades.

Fonte: JA