Desporto
29 Maio de 2024 | 09h09

Girabola: Campeão pode ser conhecido hoje

O Petro de Luanda recebe hoje, às 15h30, no Estádio 11 de Novembro, o Wiliete de Benguela com as faixas de campeão nacional no banco. Os tricolores precisam apenas de uma vitória para festejar o 18º título da sua história, no desafio referente à 29.ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão.

Depois do empate nulo com o Desportivo da Huíla, na ronda anterior, a agremiação de Alexandre Santos vai apresentar-se motivada, concentrada e com boa disposição para lograr o desiderato, pois, depende apenas de si para festejar a conquista de tricampeão.

Com jogadores mais influentes na manobra da equipa que o adversário, os adeptos tricolores aguardam por um bom espectáculo de futebol, no qual Jaredi, Gilberto, Vanilson, Guedes e Azulão são as principais peças do xadrez ofensivo.

O estado emocional da equipa do Catetão requer contenção. Do outro lado do rectângulo, vai estar a agremiação liderada por Paulino Júnior de quem se espera uma "grande réplica". A equipa benguelense está ciente que tem o favoritismo contra si no desafio e qualquer outro resultado, que não seja a derrota, vai ser positivo na contabilidade final.

O Wiliete está bem posicionado na tabela classificativa, por isso, já fez o seu campeonato e nada tem a provar diante do Petro. Contudo, pode não querer fazer parte da festa preparada pelos anfitriões. Depois de travar o Sagrada Esperança na jornada passada, com o empate a um golo, tem legitimidade para discutir o resultado com o líder do campeonato.

Noutro desafio da tarde de hoje, o Sagrada Esperança tem a missão de vencer o FC Bravos do Maquis, no dérbi do Leste, no Estádio com o nome do clube diamantífero. A turma de Roque Sapiri pretende levar a luta do título até às últimas consequências e sabe que não pode vacilar neste momento. 

Os verde e brancos torcem por um deslize dos tricolores, mas têm de fazer a sua parte diante dos maquisardes. Os comandados de Mário Soares sabem que o favoritismo está ao lado dos anfitriões. Todavia, procuram fazer jus ao dérbi. O Desportivo da Lunda-Sul tem a visita do Desportivo da Huíla no Estádio das Mangueiras, onde os dois conjuntos nada têm a perder. Os lundas procuram garantir a inédita terceira posição no Girabola.

O empate nulo com o Kabuscorp do Palanca, na jornada anterior, serve de motivação para a recepção aos militares da Frente Sul, que estão confortáveis na nona posição. O avançado Mussa, a atravessar uma seca de golos em mais de três jogos, tem a oportunidade de aumentar a conta e igualar a Benarfa na artilharia do campeonato.

Fonte: JA