Política
28 Maio de 2024 | 14h04

Conselho de Segurança da ONU reúne-se de urgência após ataque em Rafah

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se, esta terça-feira, de urgência para discutir a situação no sul da Faixa de Gaza, após os bombardeamentos de Israel em Rafah, que causaram dezenas de mortos, revelaram fontes diplomáticas.

A reunião, à porta fechada, foi solicitada pela Argélia, membro não permanente do Conselho de Segurança, referiram, na segunda-feira à noite, várias fontes diplomáticas à agência France-Presse (AFP).

O Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), o principal órgão jurisdicional das Nações Unidas, ordenou na semana passada a Israel que suspendesse a sua ofensiva e qualquer outra acção na província de Rafah que pudesse provocar "a destruição física" do povo palestiniano em Gaza.

As decisões do tribunal da ONU, com sede em Haia, nos Países Baixos, são vinculativas, mas o TIJ não tem meios para as fazer cumprir.

De acordo com as autoridades palestinianas, os bombardeamentos israelitas a um campo de deslocados em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, causaram no domingo pelo menos cerca de 50 mortos.

Segundo a Lusa, o ataque israelita ocorreu horas depois de oito 'rockets' terem sido disparados contra Telavive a partir de Rafah.

 

Fonte: JA