Economia
21 Maio de 2024 | 14h01

Central fotovoltaica do Luena deve arrancar em Junho

A Central Fotovoltaica do Luena, na província do Moxico, deve entrar em funcionamento no próximo mês, estando a conclusão dos trabalhos de interligação da rede eléctrica marcada para o dia 30 de Maio.

O projecto vai reforçar a capacidade de distribuição de energia eléctrica na cidade, adicionando mais de 26 MW à rede local.

A central fotovoltaica, segundo a página de facebook do Governo provincial do Moxico, já em fase experimental, tem capacidade de atender à demanda energética, que ronda os 20 MW.

A finalização dos testes e ajustes de protecção e fluxo de carga na rede está programada para o final de Maio, o que se espera que resulte em uma melhoria substancial no fornecimento de energia, além da redução do consumo de combustíveis.

Com um total de cinco centrais, três térmicas, uma hídrica e a nova fotovoltaica, a ENDE enfrenta desafios financeiros e técnicos, incluindo uma dívida acumulada que excede 2 mil milhões de kwanzas, o combate ao furto de energia e a vandalização dos equipamentos.

Fonte: O projecto vai reforçar a capacidade de distribuição de energia eléctrica na cidade, adicionando mais de 26 MW à rede local. A central fotovoltaica, segundo a página de facebook do Governo provincial do Moxico, já em fase experimental, tem capacidade d