Política
16 Maio de 2024 | 15h48

Secretária Geral da OMA trabalha no Huambo

A secretária Geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Joana Tomás está desde a manhã desta quinta-feira, a cumprir uma agenda de trabalho de três dias na província no Huambo, onde vai manter o contacto com as militantes da sua instituição, mormente nas comunidades agrícolas, no quadro do projecto “kudima”, expressão kimbundu, que na língua umbundu significa “Okulima”, cultivar.

A segunda edição do roteiro "Kudima” visa incentivar as militantes da OMA, para estarem focadas na promoção da agricultura familiar, como um dos principais focos económicos que proporciona alimento no mercado urbano.

Na sua intervenção Joana Tomás disse que, vai acompanhar a actividade de colheita do milho e feijão em algumas cooperativas agrícolas e assistir o ciclo de transformação deste grão de milho em fuba, não nas moagens, mas sim naquele processo rudimentar que já faz parte da cultura, "vamos lá na pedra e pisar a farinha de milho”, disse.

Durante os três dias de trabalho Joana Tomás vai deslocar-se a comuna da Chipipa, município do Huambo, para visitar o terreno da futura Escola Nacional da OMA, a Ombala do Huambo, bem como constatar, igualmente no município da Caála a produção agrícola nas lavras de algumas militantes.

No município do Longonjo a secretária Geral vai visitar a cooperativa das mulheres denominada "Twapama" e encerra a sua actividade com uma feira de saúde na aldeia da Capiñgala, comuna da Calima no Huambo.

Fonte: JA