Internacional
12 Abril de 2024 | 15h08

Magnata vietnamita do setor imobiliário condenada à morte por fraude

A empresária vietnamita Truong My Lan, que fez fortuna no imobiliário, foi condenada à morte num caso de fraude, por ter dissimulado o seu controlo do Saigon Commercial Bank através de empresas de fachada, beneficiando de empréstimos que durante uma década lesaram o banco

A magnata vietnamita do setor imobiliário Truong My Lan foi sentenciada à morte no maior caso de fraude financeira da história do Vietname. A empresária de 67 anos, presidente executiva do grupo imobiliário Van Thinh Phat foi condenada pelo desvio de cerca de 11,7 mil milhões de euros do Saigon Commercial Bank (SCB).

Lan foi indiciada por suborno, peculato, e abuso de poder, num caso que envolve o desvio de dinheiro do SCB através de empresas fantasma utilizadas para contrair empréstimos, que acabaram por lesar o banco. A magnata e os seus cúmplices foram ainda acusados de subornar funcionários governamentais.

A acusação afirma que os danos totais deste esquema de corrupção foram avaliados em mais de 25 mil milhões de euros, o equivalente a 6% do PIB do Vietname. A lei vietnamita proíbe qualquer indivíduo de deter mais de 5% das ações de qualquer banco. Mas os procuradores dizem que, por meio de centenas de empresas de fachada e pessoas agindo como seus representantes, Truong My Lan possuía na verdade mais de 90% do Saigon Commercial Bank.

Segundo o jornal vietnamita Thanh Nien, 84 arguidos no processo foram condenados a penas que variam entre a liberdade condicional e a prisão perpétua. "Lan não se declarou culpada e não demonstrou remorsos", afirmou o jornal no mês passado. "As consequências são extremamente graves e irreparáveis, pelo que Truong My Lan deve ser severamente punida e afastada da sociedade", escreveu o jornal.