Política
08 Abril de 2024 | 18h22

Reino Unido quer ver Angola livre de minas

O Reino Unido está orgulhoso de ver a organização britânica não-governamental "Halo Trust" a trabalhar com o Executivo​ angolano para que Angola seja livre de minas.

A declaração foi feita  esta segunda-feira à imprensa pelo ministro de Estado britânico para área Climática, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural, Richard  Benyon, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.

O também enviado especial do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, informou que o encontro serviu para assegurar ao Estadista angolano que ​as relações bilaterais entre os dois países se consolidem cada vez mais.

Manifestou  "grande admiração" do Governo britânico ao Presidente João Lourenço e ao seu Executivo pelos esforços que tem desenvolvido para trazer a paz ao leste da República  Democrática do Congo.

Disse ter estado, recentemente, na RDC e os seus  colegas no Rwanda, pelo que veio a Angola dizer ao Presidente da República o quão "agradecidos estão” pela sua liderança e sentido de Estado, ao tentar juntar as partes em confilto para o alcance de uma paz significativa naquela região.

A audiência serviu igualmente para manifestar a intenção do Reino Unido em  trabalhar "muito directamente" com Angola no "visionáro projecto" do Corredor do Lobito.

Fonte: Angop