Economia
06 Abril de 2024 | 17h44

Saurimo cresce em energia e ensino superior

A electrificação da cidade e a implantação do ensino superior em Saurimo constituem os principais ganhos da capital da província da Lunda-Sul nos 22 anos de paz efectiva no país, comemorados esta quinta-feira, 4 de Abril.

Segundo a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), todos os bairros da cidade terão, ainda este ano, os seus postos de transformação instalados, graças à aposta feita pelo Governo na expansão da rede eléctrica local.

Situação inimaginável antes do alcance da paz, Saurimo dispõe hoje de um total de 164 postos de transformação, que fornecem 1,5 megawatts de energia, a partir do aproveitamento hidroeléctrico do Chicapa, e 6,5 mw da Central Eléctrica.  

Actualmente, a ENDE controla cerca de 24 mil clientes, no município do Saurimo, dos quais 20 mil no sistema pós-pago e quatro mil em pré-pago que beneficiam de energia da rede pública, de acordo com o seu director, Cristiano Santana.

Santana explica que o abastecimento de energia é feito através das centrais térmicas do Nhama e Txicumina, respectivamente com 20 megawatts e 19.5 megawatts, para a grande satisfação dos seus beneficiários.

Joana Mota, residente em Candembe, um dos bairros de Saurimo, está entre os munícipes que passaram a beneficiar de energia eléctrica, pela primeira vez em vários anos.

Muito satisfeita com o novo cenário, Joana Mota confirma que a electrificação da sua área tem permitido maior segurança na zona e o acompanhamento, através da televisão, dos projectos de desenvolvimento do país e da província, em particular.

Ensino superior

No campo da construção e extensão universitária, está a ser erguido o Pólo Universitário de Saurimo,  numa área de 12 mil metros quadrados, no bairro Luari,  para comportar 60 salas de aulas e acolher estudantes dos mais variados cursos como História, Pedagogia, Enfermagem, Metalurgia, Engenharia Civil, Geografia, Administração e Gestão e Electricidade.

As obras de construção do Pólo Universitário de Saurimo,  iniciadas em Junho de 2022, estão orçadas em 40 milhões de dólares americanos, financiados conjuntamente pela Endiama e pela SODIAM, com a sua conclusão prevista para este ano.

Numa combinação de estruturas metálicas e alvenaria, a infra-estrutura, adstrita ao Instituto Superior Politécnico de Saurimo (Universidade Lueji A'nkonde) foi projectada para acolher até dois mil e 350 estudantes.

Para o historiador Guilherme Martins, a obra é um ganho incomensurável da paz, pois contribuirá para a inserção também de estudantes provenientes de outras regiões do país.

Guilherme Martins reconhece, todavia, que ainda há muito por se fazer, no sector educativo, dado que existem escolas em quantidade, mas a qualidade de ensino vai-se degradando.

Outros benefícios da paz

A  tranquilidade e a liberdade de movimento por todo o país é também apontada como fazendo parte dos primeiros e principais benefícios da paz alcançada, há 22 anos.

Os munícipes de Saurimo entendem que os "progressos assinaláveis” registados no domínio da liberdade de circulação de pessoas e bens devem ser aproveitados pelo Executivo angolano para galvanizar o sector produtivo e combater a fome e a pobreza no seio das famílias.

Para uma maior estabilidade social, o Executivo é igualmente chamado a apostar mais ainda na agricultura e na pecuária, com o concurso dos bancos comerciais que devem ser mais céleres e menos burocráticos na concessão de créditos.

Acrescenta-se à lista dos ganhos da paz a reconciliação nacional entre os angolanos e a harmonia que se vive em todo país, com uma governação participativa e inclusiva, visando aproximar cada vez mais os cidadãos.

Para o governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, é importante que os cidadãos nacionais conheçam efectivamente os investimentos que o Executivo tem estado a realizar em prol do crescimento e desenvolvimento da província.

Citou, como exemplo, o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que "trouxe mais alento ao desenvolvimento dos mais variados sectores”, com a construção de mais escolas, postos de saúde, passeios, vias secundárias e terciárias, executando 86 projectos dos 91 previstos.

No sector da educação, foram inauguradas 446 novas salas de aulas, financiadas no âmbito do PIIM, distribuídas em 41 escolas, que perfazem um total de mil e 858 salas, acções que permitiram matricular no presente ano lectivo 294 mil e cinco alunos, assegurados por quatro mil e 624 professores.

Ainda no âmbito do PIM, o sector da saúde ganhou, por seu turno, 12 novos postos de saúde e um laboratório no hospital pediátrico, que serve também para formar médicos em diversas especialidades.

No total, a província da Lunda Sul conta, actualmente, com 140 unidades sanitárias, das quais 35 do sector privado, que são asseguradas por dois mil e 587 enfermeiros e 116 médicos.

O pessoal de saúde registou um aumento significativo, desde 2018, quando a província era atendida por apenas 24 médicos e mil 779 enfermeiros.

Sector mineiro

Ao longo destes 22 anos de paz efectiva, a Endiama e seus parceiros económicos gizaram projectos, que visam atrair mais investimentos na Lunda-Sul e noutras regiões diamantíferas.

Foi construído o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS), espaço que tem como objectivo principal congregar empresas de mineração, com foco na cadeia de valor dos diamantes, oferecendo uma infra-estrutura adequada e necessária para o fomento e a dinamização da actividade.

Inaugurado a 27 de Agosto de 2021, o PDDS está dividido em três áreas principais, designadamente, comercial, industrial e a reservada à central híbrida, com um investimento de 77 milhões de dólares americanos.

Tem recebido investidores que já instalaram nove fábricas de lapidação e empregaram mais de 500 jovens, num investimento  global de 112,8 milhões de dólares.

Pelo menos 26 lotes continuam à espera de empresários interessados em investir no segmento da lapidação de diamantes no PDDS.

Outrossim, os investimentos levados a cabo pela Sociedade Mineira de Catoca e pela Endiama, no quadro da sua responsabilidade social, têm vindo a construir inúmeras infra-estruturas sociais, com destaque a fábrica de merenda, escolas, postos de saúde, entre outros.

O município de Saurimo tem uma população estimada em mais de 534 mil habitantes, o que representa 82 por cento da população geral da Lunda-Sul.