Internacional
04 Março de 2024 | 17h36

Supremo decide que Colorado não pode retirar Trump das primárias nos EUA

Estado tinha decidido retirar o antigo presidente norte-americano dos boletins de voto.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiu que, afinal, o Colorado não pode retirar o nome de Donald Trump do boletim de voto nas primárias presidenciais no estado.

A decisão foi tomada um dia antes das primárias da Super Terça-Feira (onde 15 estados e um território realizam eleições).

Esta decisão judicial coloca um fim aos esforços feitos nos estados do Colorado, Illinois, Maine e outros para eliminar Trump das eleições primárias, em que o ex-presidente aparece como favorito à indicação do seu partido.

Em dezembro, o Colorado decidiu 'banir' Trump das eleições, citando uma cláusula de insurreição da Constituição e argumentando que o ex-presidente incitou a invasão do Capitólio - que aconteceu em janeiro de 2021.

Segundo a BBC, o Supremo decidiu - de forma unânime entre os seus nove juízes - que essa decisão cabe ao Congresso, e não aos estados. Assim, Trump fica com caminho aberto para competir nas primárias neste estado - e noutros, onde tentaram também retirar o seu nome dos boletins de voto.

"Uma grande vitória para os Estados Unidos!", reagiu o antigo presidente norte-americano na rede social Truth Social.

Fonte: NM