Política
17 Fevereiro de 2024 | 19h34

Presidente da República reúne-se com homólogo do Rwanda

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, manteve, este sábado à tarde, em Adis Abeba, um encontro com o seu homólogo do Rwanda, Paul Kagamé, à margem dos trabalhos da 37.ª cimeira da União Africana (UA).

Pouco antes, João Lourenço entrevistou-se igualmente com o primeiro-ministro etíope, Aby Ahmed, enquanto anfitrião da 37.ª cimeira ordinária da UA aberta no mesmo dia.

Os dois encontros surgem 24 horas depois da realização, também na capital etíope, de uma cimeira extraordinária sobre a situação no leste da República Democrática do Congo (RDC).

O encontro de alto nível foi convocado pelo chefe de Estado angolano na sua qualidade de medianeiro da UA no conflito entre a RDC e o Rwanda e contou com a participação dos Presidentes Félix Tshisekedi e Paul Kagamé, entre outros líderes africanos.

Na ocasião, João Lourenço esclareceu que decidiu convidar os chefes de Estado e de Governo africanos para este encontro "na tentativa de vermos se podemos colocar sobre os carris o processo de pacificação da RDC”.

Realçou que este processo esteve muito próximo de alcançar progressos, pelo menos em relação a uma das forças negativas que actuam na RDC, designadamente o M23, mas que lamentavelmente registou um grande retrocesso.

Os trabalhos da 37.ª cimeira da União Africana decorrem até domingo