Economia
16 Fevereiro de 2024 | 10h48

Modernização do Posto Fronteiriço do Luvo orçada em Kz 47 mil milhões

Quarenta e sete mil milhões de kwanzas é o custo das obras de modernização e reestruturação do Posto Fronteiriço do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire.

Este projecto sob tutela da Administração Geral Tributária(AGT) foi lançado esta quinta-feira, pelo governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho.

O mesmo ocupará uma área de 21 hectares e será executado em 20 meses, pela construtora Mota-Engil-Angola.

A infraestrutura contará com vários edifícios para acomodar diferentes organismos estatais, destacados neste local e outros serviços, nomeadamente Polícia de Guarda Fronteiras de Angola(PGFA) e Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).

Farão ainda parte os serviços de Polícia Fiscal, Protecção Civil e Bombeiros, fitossanitários, aparelho de fiscalização electrónica de mercadorias(Scanner), armazéns, posto médico, balneários e antenas de vídeo vigilância.

Ao intervir no acto do lançamento do referido projecto, o presidente do Conselho de Administração Geral Tributária(AGT), José Vieira Nuno Leiria, disse que se pretende, com esta modernização, uma melhor gestão dos serviços desta instituição, prestados no Posto Fronteiriço do Luvo.

Na sua opinião, a modernização do posto ajudará a combater, de forma incisiva, o recorrente fenómeno de contrabando de mercadorias, bem como a fuga ao fisco, males que, segundo o responsável, corroem o tecido económico nacional.

Pretende-se, com isso, sublinhou,  realizar um projecto capaz de conferir nova imagem, acomodar e dignificar os funcionários e os utentes deste posto fronteiriço.

"O posto fronteiriço do Luvo está mais virado para a exportação, diferente dos outros pontos idênticos do país com vocação na importação”, referiu, tendo destacado o intenso movimento de viaturas com mercadorias que se regista neste local.

Por sua vez, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, pediu a empresa construtora a cumprir rigorosamente com os prazos acordados no contrato de adjudicação da obra.

A comuna fronteiriça do Luvo, dista a 60 quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.