Desporto
08 Fevereiro de 2024 | 08h52

Côte d`Ivoire defronta a Nigéria na final do CAN`2023

A Côte d`Ivoire, anfitriã do CAN`2023, classificou-se para a final da prova, no dia 11, ao derrotar a RDC, por 1-0, na noite de quarta-feira, com um golo de Sébastien Haller, aos 65 minutos.

Os "Elefantes” (Côte d`Ivoire), que fizeram uma campanha repleta de "milagres” desde a fase de grupos, tentarão diante dos seus adeptos erguer a terceira taça de sua história, depois das conquistadas em 1992 e 2015.

Outro facto que abrilhanta a campanha dos marfinenses é a do próprio Haller. Há um ano, o atacante do Borussia Dortmund da Alemanha voltou aos campos após superar um câncer testicular para conduzir (na quarta-feira, dia 7) o seu país a qualificação, com o estádio Alassane Ouattara lotado.

A Côte d`Ivoire conseguiu uma reviravolta histórica, já que quase foi eliminada na primeira fase e chegou até a mudar de treinador durante a competição (Emerse Faé substituiu Jean-Louis Gasset) após a goleada de 4-0 sofrida diante da Guiné Equatorial, na terceira jornada do Grupo A.

Este segundo jogo da meia-final foi marcado por um gesto forte dos congoleses: com uma fita preta nos braços, os jogadores colocaram uma mão na boca e a outra na têmpora simbolizando uma arma para denunciar a violência no leste da RDC e o silêncio que a rodeia.

O confronto da final será disputado no Estádio Olímpico de Ebimpé.

Fonte: Angop