Política
04 Fevereiro de 2024 | 20h08

Cuanza Sul acolhe acto central do 4 de Fevereiro

A Província do Cuanza Sul acolheu hoje, o acto central do 4 de fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, orientado pelo ministro da Defesa, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos.

Na ocasião,  João Ernesto dos Santos depositou uma coroa de flores ao busto do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, sito no largo Primeiro de Maio, cidade do Sumbe, como simbólico de abertura do evento.

Sob o lema "Preservando os Valores da Pátria, Honremos os Nossos Heróis”, a celebração dos 63 anos de início da Luta Armada conta com uma exposição de produtos agrícolas dos antigos combatentes provenientes dos 12 municípios da Província, no Instituto Nacional de Petróleos (INP), seguido da entrega de kites agrícolas.

Durante o encontro o ministro destacou a importância da data, sobretudo a valorização dos antigos combatentes, sublinhando que Cuanza Sul é um dos maiores activos do país,  e destacou, igualmente, as potencialidades da província no sector agro-pecuário e hídrico.

Por sua vez, o governador Job  Capapinha, destacou, durante o seu discurso, a importância do 4 de fevereiro para a proclamação da Independência Nacional e as acções do Governo Provincial Cuanza Sul para que se alcance auto-sustentabilidade  dos antigos combatentes e ex-militares.

Participaram do acto, ministros da Agricultura e Florestas e da Educação, altas patentes da Forças Armadas Angolana e da Polícia Nacional, representantes de partidos políticos, vice-governadores da província, deputados à Assembleia Nacional, entre outros, avançou o referido Governo,  no Facebook.

Fonte: JA