Política
01 Fevereiro de 2024 | 09h58

Presidente João Lourenço defende cultura de paz em África e diplomacia preventiva

O Presidente da República, João Lourenço, defendeu, esta quarta-feira, a cultura de paz no continente africano e uma diplomacia preventiva, no âmbito da celebração do Dia da Paz e Reconciliação em África, que se assinala, hoje, 31 de Janeiro.

Na qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, João Lourenço, endereçou uma mensagem aos países africanos que constituiu o ponto mais alto da comemoração, pela segunda vez, da efeméride.

Na mensagem, o estadista reiterou o empenho "na busca de soluções pacíficas para os diferentes conflitos que perduram em várias regiões do continente, encorajando permanentemente o diálogo e promovendo a consulta política como via para o reforço da confiança e para a construção de entendimento entre as partes desavindas".

Para o Presidente da República, a data "nos impera a fazer uma reflexão sobre o percurso feito até aqui e sobre o caminho que resta percorrer na busca da realização dos grandes objectivos da paz, da estabilidade e da reconciliação no continente africano".

Por ocasião do dia, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana realizou, hoje, uma sessão de trabalho.

A data marca o momento em que o Chefe de Estado foi designado como Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, a 28 de Maio de 2022, em Malabo, na Guiné Equatorial.