Política
20 Janeiro de 2024 | 11h18

PR na investidura de Félix Tshisekedi

O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se neste sábado a Kinshasa, para participar, no mesmo dia, na cerimónia de investidura de Félix Tshisekedi, reeleito para um segundo mandato à frente dos destinos da República Democrática do Congo (RDC).

A informação foi avançada, esta sexta-feira, pelo secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando.

O Presidente Tshisekedi venceu as eleições presidenciais de Dezembro passado, mantendo-se, assim, em funções desde a sua primeira vitória eleitoral no ano de 2018.

Luís Fernando disse tratar-se de uma missão "muito breve" do chefe de Estado angolano, de apenas algumas horas, devendo o seu regresso ao país acontecer no mesmo dia, depois dos actos protocolares "que estão programados para o histórico dia da investidura”.

Félix Tshisekedi foi reeleito para um segundo mandato de cinco anos, nas eleições gerais de 20 e 21 de Dezembro de 2023, obtendo 73,34% dos votos, à frente de Moïse Katumbi, ex-governador de Katanga (18,08% dos votos); Martin Fayulu, líder da oposição (5,33%) e Adolphe Muzito (1,12%).

Na ocasião, o estadista angolano felicitou o Presidente Félix Tshisekedi pela reeleição, sublinhando que revela a confiança depositada pelo povo congolês, que, ao reconduzi-lo para a mais alta magistratura da RDC, demonstra que valoriza positivamente toda a acção política e os esforços empreendidos por si e pelo seu Governo, nos últimos quatro anos.

Na sua mensagem, o também presidente em exercício da SADC referiu que essa valorização do povo vai no sentido de restabelecer a paz, a estabilidade e a concórdia na RDC, sem as quais os projectos de desenvolvimento económico e social não terão a possibilidade de ser realizados de forma plena, em benefício da prosperidade e do bem-estar dos congoleses.