Internacional
11 Janeiro de 2024 | 16h16

Presidente da Turquia promete eleições locais "seguras e pacíficas"

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, reafirmou hoje o seu compromisso para que as eleições locais de 31 de março no país decorram de forma "segura" e "pacífica".

"Como em todos os períodos eleitorais, haverá quem pretenda esconder a dor do apoio que não consegue obter da nação, criando agitação e caos", disse o líder turco, antes de acrescentar que não permitirá que "as urnas sejam ofuscadas".

"As eleições devem ser realizadas de forma sã", afirmou.

Erdogan falava durante uma reunião com governadores de várias províncias que decorreu na capital turca, Ancara, em que pediu aos responsáveis presentes que se esforcem "ao máximo" no processo eleitoral, que deve reger-se por "normas democráticas", segundo relatou o diário turco Hurriyet.

"Asseguraremos que os candidatos possam trabalhar comodamente, que os cidadãos possam votar com tranquilidade no dia das eleições e que a contagem dos votos seja efetuada em segurança", acrescentou.

Numa referência aos desafios regionais e globais em curso, Erdogan reconheceu as dificuldades existentes para a Turquia e alertou sobre a "exploração destas situações para manipular a opinião pública".

"Tentam confundir o país com notícias falsas que circulam em canais controlados por potências mundiais, como as redes sociais", disse, antes de exortar a população a permanecer atenta face a situações "injustas, pouco éticas e desumanas".

"Recordem, os olhos e os corações de milhões de pessoas numa vasta geografia, dos Balcãs ao Cáucaso, desde a Ásia central até ao sul, desde o norte até às profundezas de África, estão virados para nós", afirmou ainda.


Fonte: NM