Internacional
09 Janeiro de 2024 | 11h01

Frio polar está a pôr a Europa a 'tremer o dente'

O frio chegou ao país e prevê-se que quarta e quinta-feira sejam os dias com temperaturas mais baixas, chegando aos -7º no interior do país. Mas nem só em Portugal se sofre com as temperaturas frias.

Em França, esta noite, muitos automobilistas ficaram presos depois de a inesperada queda de neve ter deixado as autoestradas A13 e A12, em Île de France, intransitáveis, refere o Le Parisien.

Embora o frio se tenha abatido sob o país gaulês no domingo, e haja alertas para que as temperaturas cheguem aos -15º, os automobilistas admitiram ter sido apanhados de surpresa

Já a Suécia chegou mesmo aos 43 graus negativos nos últimos dias, na zona da Lapónia, uma região habituada ao frio, mas que já não registava temperaturas tão baixas há mais de duas décadas.

No país vizinho, a segunda semana do ano vai ficar marcada pela queda de neve em vários pontos do país, escrece o 20 minutos. A culpa é da tempestade DANA que colidirá com uma outra tempestade vinda de sul, deixando o país a braços com temperaturas de fazer 'tremer o dente'.

Segundo indicou um especialista a esta publicação, as temperaturas mais baixas começarão a sentir-se na tarde desta terça-feira, prolongando-se até quinta-feira, dia em que se prevê a maior baixa de temperaturas.

Na Finlândia, desde a semana passada, as temperaturas no município de Enontekiö desceram para -42,4 graus Celsius, marcando a temperatura mais baixa do país em 18 anos.

Note-se que a Escandinávia tem estado a braços com um frio cortante desde dezembro. A temperatura média na Noruega em dezembro foi de 2,3 graus abaixo da média, tendo a Suécia e a Finlândia registado temperaturas até 6 graus abaixo da média em certas regiões.

O frio tem pintado de branco vários países da Europa e obrigado os europeus a sair à rua equipados a rigor.

Fonte: NM