Internacional
28 Dezembro de 2023 | 17h42

"Restaurar paz". Egito faz proposta para acabar com conflito em Gaza

O Egipto revelou, esta quinta-feira, que apresentou uma proposta para acabar com o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, que inclui três etapas que terminam com um cessar-fogo, e disse que aguardava respostas sobre o plano.

A informação foi revelada pelo chefe do Serviço de Informação do Estado do Egipto, Diaa Rashwan, em comunicado citado pela Reuters, que salientou ainda que serão revelados mais detalhes do plano assim que for recebida uma resposta.

A proposta é uma tentativa "de aproximar os pontos de vista entre todas as partes envolvidas, num esforço para parar o derramamento de sangue palestiniano e a agressão contra a Faixa de Gaza e restaurar a paz e a estabilidade na região", referiu ainda.

Fontes de segurança egípcias tinham dito anteriormente que a proposta incluía um cessar-fogo em várias etapas envolvendo a libertação de prisioneiros por Israel e pelo Hamas. Uma fonte egípcia disse ainda que a ideia de uma administração de Gaza no pós-guerra foi levantada.

Recorde-se que, no início desta semana, o rei Abdullah II da Jordânia visitou o Cairo para conversações sobre Gaza com o presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sisi.

Desde que Israel iniciou a sua agressão em Gaza, já foram mortos mais de 20.000 palestinianos, de acordo com as autoridades locais, e Israel perdeu pelo menos 160 soldados.

Fonte: NM