Curiosidades
04 Dezembro de 2023 | 16h49

Mudança na alimentação pode melhorar a saúde cardiovascular em dois meses

Diz um estudo!

A dotar uma alimentação vegana melhora a saúde cardiovascular em apenas oito semanas, afirmam investigadores das universidades de Stanford e da Califórnia-Irvine, ambas nos Estados Unidos. A conclusão baseia-se nos resultados de um estudo inédito com 22 pares de gémeos idênticos, com uma média de idades de 39 anos.

Os cientistas optaram por realizar o estudo com gémeos devido à genética e ao estilo de vida semelhante entre as duplas. Os participantes estavam ligeiramente acima do peso, com um índice de massa corporal médio de 25,9%. Ainda assim, nenhum deles era obeso ou apresentava problemas cardiovasculares, mostram os dados publicados na revista Jama Network Open.

No decorrer do estudo, um dos irmãos adotou uma dieta vegana, enquanto o outro fazia uma alimentação à base de carnes e vegetais. Ambos seguiram as orientações de um nutricionista.

O peso e o sangue dos participantes foram analisados três vezes ao longo de oito semanas: no início do estudo, após quatro semanas e no final. Aqueles que adotaram uma dieta vegana apresentaram níveis de colesterol significativamente menores, melhores valores de açúcar no sangue e uma maior perda de peso em apenas dois meses, em comparação aos irmãos.

Os níveis de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade, o 'mau colesterol') dos veganos caiu 14%, passando de 110,7 mg/dl para 95,5 ao fim de dois meses. Para os que se alimentavam de carne, a redução foi de 118,5 mg/dl para 116,1.

Além disso, os veganos obtiveram  uma diminuição de 20% do açúcar no sangue e perderam, em média, 4,2 quilos a mais que os restantes.

Fonte: NM