Política
16 Novembro de 2023 | 15h04

MININT pede rigor do SIC em Cabinda

O delegado do Ministério do Interior em Cabinda, Francisco Baptista, apelou, esta quarta-feira, aos efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província, maior rigor e celeridade no tratamento dos processos criminais em investigação.

Francisco Baptista que falava na abertura das actividades em saudação ao aniversário da criação do SIC, no próximo dia 28, sublinhou a necessidade de celeridade no processo investigativo com vista a baixar os índices de criminalidade na região.

Para tal, referiu que o momento exige a superação permanente dos efectivos em matérias de especialidade e aprimoramento de mais conhecimentos forenses, visando a adpção de meios de prevenção e repreensão da criminalidade na região.

Por isso, lembrou que o SIC tem a responsabilidade de coordenar a execução das políticas no âmbito das medidas legislativas destinadas a investigar os indícios criminais, adoptar os meios de prevenção e repreensão, da criminalidade, do crime organizado e o tráfego de estupefacientes e a corrupção.

Cabe igualmente, disse, investigar e combater os crimes económicos e financeiros e demais crimes contra pessoas e propriedades, realizar as instruções preparatórias dos processos crimes em todas as suas vertentes com competências e efectuar detenções, revistas, buscas e apreensões nos termos da lei.

Cabinda tem registado crimes violentos com recurso a armas de fogo nos bairros periféricos da cidade, nomeadamente, assaltos a mão armada em residências, furtos e roubos de viaturas, tráfico de estupefacientes (libanga, cocaína e liamba) e combustíveis, para além de burlas e roubo de cartões multicaixas. PL/VIC

Delegado do MININT e Comandante Provincial da Policia em Cabinda, Comissário Francisco Baptista © Fotografia por: Pedro João-ANGOP

Fonte: Angop