Sociedade
13 Novembro de 2023 | 15h18

Delegado do Interior no Bié quer uma actuação digna do SIC

O delegado do Ministério do Interior na província do Bié, Gabriel Francisco Diogo, solicitou hoje, no Cuito, a necessidade do Serviço de Investigação Criminal (SIC) pautar por uma actuação que respeite a dignidade da pessoa humana, visando consolidar o Estado de Direito e Democrático.

Falando no acto de abertura das festividades da jornada do 48º aniversário da criação do SIC, que se assinala no dia 28 de Novembro, o oficial superior sublinhou ser fundamental a imperiosidade de se cumprir com zelo e profissionalismo os desafios actuais.

Gabriel Francisco Diogo ressaltou ainda a modernização que o país apostou no sector da reforma da justiça, especialmente com a entrada em vigor dos novos Códigos Penal (CP) e de Processo Penal (CPP), dando resposta na prevenção e repreensão da criminalidade.

Outrossim, asseverou que o Ministério do Interior continuará a estar focado em dar solução de vários problemas que o SIC enfrenta, quer humanos quer materiais, de modo a atingir a excelência desejada, especialmente na província do Bié.

Por sua vez, o director do SIC desta região, subcomissário Nelson Monteiro, referiu que, durante estas jornadas, este órgão vai promover actividades recreativas, desportivas, culturais, filantrópicas, palestras, entre outras, que visam reflectir a melhoria de actuação junto dos cidadãos e instituições.

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) é um órgão sob tutela do Ministério do Interior, criado para tornar mais eficiente o combate à criminalidade.JEC/PLB

© Fotografia por: Divulgação

Fonte: Angop