Internacional
13 Novembro de 2023 | 09h14

Cuba e Egipto determinados em fortalecer as relações com Angola

O Presidente do Egipto, Abdel Fattah El-Sisi, reiterou, domingo, a solidariedade egípcia para com Angola, no âmbito da celebração do 48º aniversário da Independência Nacional, assinalada sábado, com uma mensagem de felicitações ao homólogo angolano, João Lourenço.

A mensagem, transmitida por Mohamed Mokhtar, na qualidade de enviado especial do Presidente egípcio, ao embaixador de Angola na República Árabe do Egipto, Nelson Manuel Cosme, é extensiva a todos os angolanos e reitera os votos de amizade e solidariedade ao "povo irmão de Angola”.

O estadista realçou a qualidade das relações bilaterais, por via de contactos regulares, e o interesse que tem sido demonstrado para reforçá-las, por meio de empresas e instituições egípcias na cooperação com Angola.

O Presidente El-Sisi sublinha, por outro lado, que agora que as relações entre os dois países vão se fortalecendo conta com a contribuição de Angola para a paz mundial, especialmente para o restabelecimento da paz na região árabe.

El-Sisi participou, no sábado, em Riade, Arábia Saudita, na Cimeira Árabe-Islâmica, que enfatizou a necessidade de acabar com o bloqueio a Gaza e permitir a entrada imediata de ajuda humanitária, bem como elogiou os esforços do Egipto para fornecer ajuda a Gaza de forma atempada, sustentável e suficiente.

O Chefe de Estado egípcio, El-Sisi, reiterou a disponibilidade de continuar a cooperação com a República de Angola, nos mais diferentes domínios, afirmando: "estamos disponíveis para o que Angola precisar na relação com o Egipto”.

Por outro lado, o embaixador e enviado especial do Presidente egípcio Mohamed Mokhtar convidou a República de Angola, no âmbito da disponibilidade, para a observação do processo eleitoral da República Árabe do Egipto, cujas as presidenciais estão agendadas para 10, 11 e 12 de Dezembro de 2023.


Cuba determinada a continuar com o fortalecimento das relações históricas

Por ocasião do 48º aniversário da Independência Nacional, assinalado sábado, 11 de Novembro, o Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, enviou uma mensagem de felicitações ao estadista angolano, João Lourenço, na qual reafirma a determinação no fortalecimento das relações com este país africano.

"Envio-lhe minhas mais calorosas felicitações, ao mesmo tempo em que reafirmo minha determinação de continuar a fortalecer as relações históricas de amizade, solidariedade e cooperação entre nossos povos e Governos", sublinha a mensagem do Chefe de Estado cubano.

Por seu turno, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, também felicitou o homólogo angolano, Téte António, pela efeméride: "Por ocasião da celebração nacional da República de Angola, felicito-o e reitero o meu desejo de continuar a fortalecer as relações históricas de amizade, solidariedade e cooperação que distinguem os laços entre as nossas duas nações".

Cuba e Angola mantêm, actualmente, relações de cooperação em vários domínios. Para além dos mais de 54 acordos bilaterais existentes entre ambas as nações, destaca-se, também, a assinatura, recentemente, de mais três convénios. Trata-se dos Memorandos de Entendimento nos domínios do Turismo, Regulação de Medicamentos e Promoção de Investimentos entre as Zonas Especiais Económicas de Luanda-Bengo e de Mariel.

Fonte: JA