Política
12 Novembro de 2023 | 20h46

Presidente da CEAST apela ao reforço da cidadania

O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Imbamba, reiterou este sábado, a necessidade do reforço da cidadania e a elevação patriótica, "para que os interesses da Nação estejam sempre acima dos objectivos particulares".

Falando à propósito do 48° aniversário da Independência Nacional, Dom José Imbamba sublinhou que estes pressupostos são fundamentais para  que Angola continue a dar passos seguros de desenvolvimento, de emancipação e da inclusão. 

"Precisamos cada vez mais, investir na afirmação da cidadania e do patriotismo e deixar para trás tudo aquilo que atrasa o nosso desenvolvimento e coloca em causa a nossa reconciliação e unidade na divergência", frisou. 

Apelou a necessidade do reforço do diálogo entre as diferentes forças partidárias, na  busca permanente de consensos em vários domínios. 

Exortou à preservação da paz, da reconciliação e da unidade nacional, valorizando deste modo, os esforços consentidos pelos combatentes da liberdade. 

Assegurou que a Igreja vai continuar a desenvolver o seu papel de pacificador, aconselhando, sempre que necessário, os principais autores políticos , na adopção de posturas democráticas, urbanas e patriótica.

O acto central do 48° aniversário da Independência Nacional decorreu em Saurimo, província da Lunda Sul, sob orientação do Ministro de Estado e chefe da Casa Civil da Presidente da República, Adão de Almeida.

Na Lunda Norte, a comemoração da efeméride ficou marcada com a deposição de coroas de flores no busto do primeiro Presidente da República de Angola , António Agostinho Neto, no centro da cidade do Dundo.