Internacional
01 Novembro de 2023 | 15h37

Primeiro grupo de estrangeiros deixa hoje Gaza para o Egipto

Um primeiro grupo de pessoas com passaportes estrangeiros atravessaram o terminal de Rafah, posto fronteiriço em direcção ao Egipto, esta quarta-feira, sob um acordo mediado pelo Qatar, após os conflitos entre Israel e Hamas, avançou a imprensa internacional.

Os evacuados foram conduzidos em ambulâncias pela passagem de fronteira de Rafah. Nos termos do acordo alcançado entre o Egipto, Israel e o Hamas, vários estrangeiros e pessoas gravemente feridas serão autorizados a abandonar o território sitiado.

As declarações foram prestadas à agência de notícias France-Presse (AFP), por um funcionário do terminal de Rafah, no sul de Gaza, que pediu para não ser identificado e não deu pormenores sobre o número de pessoas, nem o momento da passagem.

De acordo com embaixadas estrangeiras, citadas pela Lusa,  cidadãos de 44 países e 28 agências, organizações oficiais e organizações não governamentais estrangeiras encontram-se na Faixa de Gaza.

Uma fonte de segurança egípcia havia dito anteriormente que até 500 portadores de passaportes estrangeiros passarão pela fronteira de Rafah na quarta-feira. Cerca de 200 pessoas esperavam no lado palestino da fronteira na manhã de quarta-feira, disse a fonte, citado pela Reuters.

Uma autoridade ocidental disse que uma lista de pessoas com passaportes estrangeiros que podem deixar Gaza foi acordada entre Israel e o Egito e que as embaixadas relevantes foram informadas. Um responsável israelita que pediu anonimato confirmou que Israel estava a coordenar as saídas com o Egipto.

Fonte: JA