Tecnologia
31 Outubro de 2023 | 10h16

Angola conquista 19 medalhas na Feira de Ideias e Invenções

A delegação angolana conquistou 19 medalhas na 74ª edição da Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA), que encerrou segunda-feira, em Nuremberga, na Alemanha.

O anúncio foi feito na cerimónia de divulgação e entrega dos prémios e dos certificados de participação, aos inventores de 18 países, que decorreu noite adentro, no Centro de Exposições Internacionais naquela cidade do estado da Baviera.

Entre as medalhas conquistadas estão três de ouro, seis de prata e dez de bronze. Com 32 projectos apresentados, a delegação angolana foi composta por 10 elementos, entre os quais inventores em representação de universidades, instituições de investigação, empresas e start ups. Entre as universidades destacam-se a Agostinho Neto (UAN), Metodista de Angola (UMA) e a Mandume Ya Ndemufayo, representada pelo Instituto Politécnico de Ondjiva.

Fonte do Jornal de Angola presente no momento das premiações não detalhou, até ao fecho desta edição, os projectos premiados e as categorias, Disse apenas que os mesmos foram inscritos nas categorias universidade, empresa e de responsabilidade social.

A delegação angolana apresentou, este ano, projectos de grande impacto social, voltados para os sectores agro-industrial, agrícola, agro-pecuário, da saúde, das tecnologias de informação, sendo uma das maiores participações de Angola em número de projectos.

Com os troféus conquistados este ano, o país chega à marca das 120 medalhas, sendo 27 de ouro, 39 de prata e 54 de bronze. Na edição passada, em 2022, o país conquistou 14 medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e nove de bronze, atingindo as 101 medalhas.

Os projectos apresentam-se como soluções para minimizar problemas sociais do país e garantir um ambiente mais saudável e com pouca poluição.

O foco da IENA é, de uma forma geral, nas áreas da Indústria da Construção, Engenharia, Medicina, Cosméticos, Protecção do Meio Ambiente, Tecnologias de Informação e Comunicação, Electrónica, Computação, Química, Publicidade, Designer, Agricultura, Desportos, tempos livres, e hobbies.

Entre os 18 países participantes, apenas Angola e a Argélia representaram o continente africano, após desistência dos Camarões e Egipto, na montra de invenções e criadores, que contou com as participações de expositores de países como Alemanha, China, Taiwan, Irão, Grécia, Iraque, Coreia do Sul, Líbano, Vietname e Croácia.

Fonte: JA