Política
26 Outubro de 2023 | 15h33

Nações Unidas apelam ao engajamento para a consolidação da paz no mundo

O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas junto da União Africana, Parfait Onanga-Anyanga, assegurou, quarta-feira, em Luanda, que os parlamentares que participam na 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar (UIP) estão alinhados ao grande apelo da ONU de que devem todos estar engajados para construir e consolidar a paz no mundo.

Parfait Onanga-Anyanga, que falava à imprensa depois da audiência que lhe foi concedida pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse que o tema que domina esta Assembleia-Geral da UIP, "Paz, Justiça e Instituições Fortes”, está associado, também, à Carta das Nações Unidas e demonstra o grande desenvolvimento da União Interparlamentar em alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a nível do mundo.

O representante da ONU acrescentou que tem muita esperança em ver mulheres na liderança e também um número crescente de jovens parlamentares, porque, disse, estes têm estado a desempenhar funções de grande valia nas assembleias nacionais.

Parfait Onanga-Anyanga apresentou as felicitações do Secretário-Geral das Nações Unidas pela forma como Angola está a organizar a 147ª Sessão da Assembleia Parlamentar mundial e pelo papel que tem estado a desempenhar para o fortalecimento da paz e democracia a nível do continente africano.

Felicitou, mais uma vez, o Presidente da República, João Lourenço, por todo o empenho na construção e manutenção da paz a nível da região, e pelo engajamento para que haja instituições fortes, como Campeão da Paz.

O diplomata gabonês avançou que as discussões que estão a ter lugar nesta Assembleia-Geral da UIP são etapas preparatórias para a grande Cimeira das Nações Unidas, que se realiza em 2024, em Nova Iorque.

Líder do Parlamento são-tomense

Celmira Sacramento, a presidente do Parlamento são-tomense, reconheceu o empenho de Angola, que, segundo disse, apesar dos vários anos de conflito, mostra-se capaz de albergar um dos maiores eventos mundiais, a 147ª Assembleia-Geral da UIP.

A líder parlamentar são-tomense referiu que durante a audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, se debruçaram sobre os laços de cooperação entre os dois países, troca de experiências, bem como sobre a questão do Grupo de Amizade entre os dois Estados.

A eleição de uma mulher à frente dos destinos da  UIP fez, também, parte do diálogo entre Carolina Cerqueira e Celmira Sacramento.

Parlamentar sul-africana

A presidente do Parlamento sul-africano, Mapisa-Nqakula, também foi recebida por Carolina Cerqueira, tendo à saída do encontro sublinhado que o momento "serviu para falar de muitos assuntos de cooperação em vários sectores, com realce para o político, social e económico”.

Mapisa-Nqakula felicitou a presidente da Assembleia Nacional e o povo angolano pela forma calorosa como foi recebida a delegação que encabeça "nesta grande actividade”. A parlamentar felicitou o povo angolano pelo alcance da paz.

"Sabemos que viveram muitos anos de guerra e que muitas vidas foram ceifadas. Mas Angola, hoje, é, também, um país que não mede esforços para a consolidação da paz e estabilidade no continente africano. Felicitamos também o Presidente João Lourenço, o Campeão da Paz. Angola tem o Presidente certo para mediação da paz”, disse.


Fonte: JA