Sociedade
24 Outubro de 2023 | 08h01

Uma organização religiosa sem fins lucrativos acompanha o ritmo das tecnologias acessíveis

Num contínuo esforço alcance todas as pessoas com a educação bíblica, uma organização global de ministros voluntários fez grandes avanços para ajudar pessoas cegas ou deficientes visuais.

Em todo o mundo 43 milhões de pessoas vivem com cegueira e 295 milhões de pessoas vivem com deficiência visual moderada ou grave, de acordo com um relatório do Atlas da Visão da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira. Para reconhecer essa grande comunidade, o Mês Mundial de Conscientização da Cegueira é celebrado em outubro para chamar a atenção às realidades de viver com cegueira.  

Percebendo os desafios, as Testemunhas de Jeová têm fornecido gratuitamente conteúdo em áudio, vídeo e material impresso baseado nas escrituras em formatos compatíveis com a tecnologia usada por cegos ou deficientes visuais.  

"A mensagem de conforto e esperança encontrada na Bíblia deve ser disponibilizada a todos", disse o porta-voz local das Testemunhas de Jeová, Isaias Nkuta. "Por esta razão, fizemos um esforço concentrado para alcançar aqueles em nossas comunidades que são cegos ou deficientes visuais."

Para ajudar os cegos ou deficientes visuais a navegar no site jw.org, site desta organização sem fins lucrativos, as Testemunhas desenvolveram a ferramenta da Alexa no jw.org. Esta ferramenta permite que dispositivos habilitados para Alexa reproduzam ou leiam em voz alta conteúdo baseado na Bíblia a partir de jw.org.

As Testemunhas também estão incorporando ferramentas acessíveis em sua crescente biblioteca de vídeos educativos. Por exemplo, audiodescrições em mais de 90 idiomas estão disponíveis para a maior parte de seu conteúdo visual.  

Em 2020, durante a pandemia de COVID-19, elas lançaram seu primeiro congresso global virtual que contou com 114 vídeos equipados com audiodescrições explicando a ação na tela. Da mesma forma, as versões eletrônicas de suas publicações incluem áudio-descrições de imagens.

Os vídeos, fotos e ilustrações vividamente narrados ajudam Frederico Domingos, que é deficiente visual, a se sentir incluído e cuidado. "Eu realmente sinto que pertenço a uma bela família mundial de companheiros de fé quando sou capaz de aprender com os mesmos materiais que todos os outros", disse Frederico que vive no Rocha Pinto, em Luanda. "Agora não me sinto tão isolado e sozinho."

As Testemunhas oferecem literatura em várias línguas para cegos ou deficientes visuais nestes formatos:  

• Arquivos de áudio através do aplicativo oficial da Biblioteca JW e do site jw.org  

• Impressão grande, Rich Text Format (RTF)  

• Braille  

• Arquivos eletrônicos para anotadores (dispositivos eletrônicos portáteis com sintetizador de voz e um ecrã Braille atualizável)  

• Arquivos eletrônicos para leitores de tela (programas de computador que leem audivelmente o que quer que esteja ligado ao monitor)  

Em 1988, a organização produziu a primeira edição da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas em Braille Inglês. Atualmente está disponível em mais de 14 idiomas. Em 2009, eles começaram a oferecer sua principal revista baseada na Bíblia, A Sentinela, em Braille eletrônico e logo depois adicionaram mais publicações e artigos para computadores Braille para download no site jw.org. As Testemunhas agora imprimem Braille em 48 idiomas.