Política
23 Outubro de 2023 | 16h21

Angola e Egipto abordam cooperação parlamentar e incremento das relações

Os parlamentos de Angola e do Egipto auguram o incremento das relações de cooperação bilateral em vários domínios, com particular incidência para a vertente económica e política. A informação foi avançada, domingo, pelo presidente do Parlamento egípcio, Hanfy Elgbaly, à saída da audiência com a homóloga angolana, Carolina Cerqueira.

O encontro, realizado à margem da 147ª Assembleia-Geral da União Interparlamentar (UIP), que o país acolhe de hoje a sexta-feira, em Luanda, serviu, segundo o líder do Parlamento egípcio, para a abordagem de várias questões de interesse das duas instituições.

"Discutimos várias questões, sobretudo em matéria que tem a ver com a cooperação económica e política, bem como também falamos da relação de amizade entre os dois parlamentos”, disse.

O sector das Infra-estruturas, em que o Egipto tem projectos eléctricos, segundo ainda o parlamentar, a par do quesito Comércio, foram das questões de extrema importância discutidas durante o encontro com Carolina Cerqueira, no edifício sede da Assembleia Nacional.

"E estas questões só foram discutidas porque temos muitas companhias egípcias a trabalhar em Angola. Falamos, sobretudo, sobre o que tem que ver com o aumento do aumento do volume de negócios entre os dois países”, acrescentou, para em seguida encorajar os homens de negócios egípcios a virem para Angola e ver como podem interagir entre si, tendo em vista o desenvolvimento do país.

Hanfy Elgbaly esclareceu, ainda, que durante a reunião com Carolina Cerqueira abordou sobre assuntos relacionados com a Assembleia da UIP, tendo assegurado que exprimiu o desejo do Egipto para que o evento que hoje começa seja bem-sucedido. Instado a analisar o lema do evento, denominado "Acção Parlamentar para a Paz, Justiça e Instituições Fortes”, o egípcio advogou que é sabido que existem muitos conflitos no mundo, razão pela qual defende ser importante que se fale de justiça e paz, elementos essenciais no mundo, sobretudo nos dias que se vivem actualmente.

"Espero que esta Assembleia da UIP venha a ter êxitos, porque teremos a oportunidade de ouvir a ideia de vários presidentes de parlamentos. Acho que todos os parlamentos estão a trabalhar na promoção da paz e este é um objectivo importante para todos os países, até mesmo para o mundo no momento em que vivemos, com vista a mantermos a estabilidade e a paz em todas as áreas”, referiu.

Fonte: JA