Política
19 Outubro de 2023 | 09h17

Executivo aprimora estratégia para a realização exitosa do Censo 2024

A Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo Geral da População e Habitação de 2024 reuniu, quarta-feira, em Luanda, sob a liderança do seu coordenador, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, a fim de aprimorar a estratégia virada para a execução exitosa do evento.

Um dos temas, entre os vários analisados, que mereceu destaque nesta reunião foi o papel dos grupos técnicos a nível das províncias, cujas estruturas de comando estão a cargo dos governadores provinciais, que são coadjuvados pelos representantes do Instituto Nacional de Estatística.

Sobre este particular, Francisco Furtado fez saber que estes organismos permitem o bom andamento dos passos subsequentes ligados à execução do programa de preparação do Censo Geral de 2024.

No quadro ainda da estratégia de realização do Censo 2024, Francisco Furtado defendeu a necessidade de haver uma melhor coordenação entre o grupo técnico e o Instituto Nacional de Estatística, nos aspectos referentes à preparação dos vários temas inerentes ao Censo 2024.

Ao prestar declarações à imprensa, no final da reunião, o porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo 2024, Hernani Pena Luís, adiantou que a reunião serviu, igualmente, para fazer o balanço da realização do Censo Piloto, iniciado a 19 de Julho deste ano, com a duração de cerca de 45 dias. "O censo Piloto foi satisfatório”, assegurou.

Hernani Pena Luís disse que este exercício, que teve como finalidade testar e verificar a capacidade de recolha de informações para a realização do Censo Geral da População e Habitação, contou com uma  taxa de cobertura de cerca de 90 por cento, identificação de 36 mil habitações e 31 mil agregados familiares, bem como de 58 casos especiais, ou seja, hospitais e prisões.

O Censo Piloto ocorreu em sete províncias e 14 municípios do país, sendo as províncias Bengo, Bié, Cuando Cubango, Cunene, Luanda, Lunda-Norte e Uíge.

O porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo Geral da População e Habitação 2024 deu a conhecer, ainda, que, neste momento, está a decorrer o inquérito de cobertura e o trabalho de actualização da malha cartográfica em todo o território nacional.

"O Inquérito de Cobertura é um processo que visa avaliar a qualidade da coleta da informação que ocorreu durante os 45 dias em que decorreu o Censo Piloto”, frisou.


Fonte: JA