Educação
05 Outubro de 2023 | 16h39

Lubango acolhe Encontro Nacional das Escolas Associadas à UNESCO

O município do Lubango acolhe de 28 a 30 de Novembro próximo o quinto Encontro Nacional das Escolas associadas à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), cujo destaque recaí para a premiação da terceira edição do concurso "Kandengue Escritor".

Trata-se de um evento promovido pelo Ministério da Educação, em parceira com a UNESCO, com a finalidade de partilhar experiências entre os membros associados e traçar estratégias para a promoção de uma cultura da paz e desenvolvimento sustentável.

Ao fazer o lançamento do evento por videoconferência, a partir de Luanda, o secretário permanente da Comissão Nacional  para a UNESCO, Alexandre de Sousa Costa, referiu que a rede de instituições associadas à organização tem trabalhado, no sentido de contribuir para o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 20/30.

Salientou que o encontro contribui para o reforço do passado e futuro, uma ponte em gerações, no intuito de rebuscar e retratar valores que caracterizam a sociedade angolana, além de desenvolver o hábito de leitura e escrita para a construção do conhecimento.

Logo, segundo Alexandre de Sousa Costa, o concurso "Kandengue Escritor", realizado desde 2020 tem colocado em prática os ideais de "Neto", na promoção de uma vez educação de qualidade ao longo da vida e sem deixar ninguém para trás, estimulando e fortalecendo o pensamento crítico, a criatividade, a inovação, bem como a cultura de paz, através de textos.

Acrescentou que o concurso que vai na sua terceira edição, no ano em curso, decorre sob o lema "história de um povo permanece viva na literatura", e na mesma  desafiam os alunos reflectirem sobres as obras de António Jacinto, com um texto que além de contextualizar a época que o autor viveu e esteja também alinhado aos preceitos da cultura de paz e cidadania global.

Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Educação na Huíla, Paula Joaquim, frisou que a Agenda 20/30 para o Desenvolvimento Sustentável reconhece a necessidade de proporcionar aos alunos uma gama de enfoques convergentes para a resolução dos problemas actuais e futuros.

Neste sentido, prosseguiu, a Comissão Nacional para a UNESCO, em parceria com o governo da Huíla vão realizar o quinto encontro sob o lema "Na educação somos um só ", um encontro para partilha de experiências traçar estratégias na contribuição de uma cultura da paz e desenvolvimento sustentável. 

Por ocasião da data, dedicada ao professor, felicitou a classe, referindo ser uma das profissões mais nobres que existe, visto que para além de ensinar, inspirar e educar, o professor também constrói sonhos. 

Participaram no acto de lançamento do evento representações da UNESCO, da Organização das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), membros do Governo, professores, alunos entres outros.

Durante os três dias de actividades acontecem jogos de xadrez, basquetebol e outras modalidades, feira de talentos, comunicações com diferentes temas relacionados a paz, cultura, Educação e ambiente , com preleitores de diferentes países como Brasil, Moçambique, Angola.

A nível da Huíla existem 19 escolas associadas a UNESCO que poderão participar no evento. Entre as vantagens de estar associado a organização inclui-se a possibilidade destas participarem em actividades internacionais, gerando maior reconhecimento.

O quarto Encontro das Escolas associadas a UNESCO aconteceu em Outubro de 2022, na província do Cuanza Sul, tendo a Huíla conquistado a primeira posição do prémio "Kandengue Escritor", na categoria do I ciclo de ensino. EM/MS

Representantes de escolas associadas à UNESCO © Fotografia por: Amélia Oliveira - ANGOP

Fonte: Angop