Sociedade
11 Setembro de 2023 | 17h11

SIC detém funcionária pública por uso indevido de cartões de subvenção de combustíveis

Uma funcionária da Administração Municipal de Cazengo, na província do Cuanza Norte, foi detida, no último fim-de-semana, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por suposto uso indevido de cartões de subvenção de combustível para mototaxistas

A alegada infractora, apresentada publicamente hoje, segunda-feira, é suspeita de ter gasto 369 mil kwanzas constantes em cartões de isenção da gasolina para mototaxistas.

Em declarações à imprensa, em Ndalatando, o porta-voz do SIC na província, Kituxi André, informou que a detida incorre nos crimes de peculato e corrupção activa. 

A cidadã, de 27 anos de idade, está colocada na Direcção Municipal de Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana.

Os cartões são personalizados, com a matrícula do meio de transporte e são intransmissíveis, permitindo continuar a pagar o litro de gasolina ao preço de 160 kwanzas, ao invés dos 300, em função da nova tabela em vigor.

No mesmo período, o SIC deteve e apresentou também um cidadão de 47 anos de idade, indiciado no crime de violação de uma menor de 11 anos.

De acordo com Kituxi André, o crime, que ocorreu igualmente no município de Cazengo, foi supostamente praticado pelo detido, que é padrasto da vítima, aproveitando-se da ausência da mãe.

O porta-voz explicou que os detidos serão apresentados ao Ministério Público para a formalização do processo e consequente responsabilização. EFM/IMA/CRB 

Logotipo do SIC © Fotografia por: José Cachiva (Angop)

Fonte: Angop