Educação
04 Setembro de 2023 | 21h06

Fraca adesão de alunos marca início das aulas em várias localidades do país

O primeiro dia de aulas no país foi marcado pela fraca adesão de alunos em várias escolas do ensino geral público-privado, constatou, esta segunda-feira, a ANGOP.

Em algumas escolas localizadas, principalmente no casco urbano da cidade de Luanda, avistou-se poucas batas brancas nas salas de aula, pelo que os professores apelaram aos encarregados a levarem os educandos às escolas.

A título de exemplo, na escola Nzinga Mbandi observou-se alguns alunos  e professores a chegarem de forma tímida à instituição de ensino para o primeiro dia de aulas. 

Segundo um professor, que preferiu anonimato, é normal a fraca adesão dos alunos, muito por culpa dos encarregados de educação que só mandam os filhos uma semana depois, entre outros aspectos, sugerindo maior rigor dos pais.

"É importante incutir na cabeça das crianças o senso de responsabilidade, porque se souberem que só têm de ir às aulas uma semana depois do início vai continuar assim toda a vida", disse.

Já a encarregada de educação Manuela Alexandre disse ser necessário incentivar as crianças a estarem nas salas de aulas no primeiro dia e não ao contrário, sublinhando o dever dos pais em acompanhar os filhos, nem que seja apenas no primeiro dia de aulas. 

"Mesmo sabendo que quase não haverá aulas esta semana, eles têm de marcar presença na escola e  é importante ter contacto com a escola, professores e colegas logo no primeiro dia", disse.

Já alguns alunos da escola Ngola Nzinga, como é o caso de Patrícia Regina, apareceram para apenas tomarem contacto com as listas e as salas onde vão frequentar as aulas, pois, disse, na primeira semana quase não haverá aulas como tal, apenas revisões de matérias das classes anteriores.

"Sei que essa primeira semana é apenas de apresentação dos professores e revisões, por isso, hoje não vim assistir às aulas, vim apenas ver as listas", esclareceu a menor.

Cazenga

A pouca afluência de alunos também se verificou em várias escolas do município do Cazenga, onde a presença de professores foi significativa e muitos encarregados apenas hoje estavam a verificar as listas.

Na Escola Primária 3034, o corpo docente se fez presente, mas os alunos não,  de acordo com a sua directora  Esperança dos Santos, que culpou os pais por não enviarem os meninos.

Na escola secundária 3043, mais conhecida por Escola Grande, os docentes se fizeram presentes e poucos alunos que ainda estavam a verificar as listas, segundo o seu director, Bartolomeu Fernando.

Com 4.625 alunos, distribuídos em 29 salas em três turnos, a instituição recebeu neste ano lectivo 620 novos alunos  nas especialidades Ciências Jurídicas, Físicas e Tecnológicas, bem como Humanas.

Já no Magistério 3118, localizado na Urbanização da Marconi, um bom número de  alunos se fez presente, assim como os professores, de acordo com o seu responsável, Rui Domingos, que destacou a responsabilidade dos discentes em comparecer no primeiro dia de aulas.

Cunene

O primeiro dia de aulas na província do Cunene foi marcado por um absentismo considerável de alunos, mas com a presença massiva dos professores.

Em várias instituições, a ANGOP constatou, para além da ausência dos educandos,  em algumas escolas da cidade de Ondjiva, o atraso na afixação de listas para constituição das turmas.

Na escola de Oulondelo, foi possível notar as salas vazias, devido ao facto de algumas listas sinda não terem sido afixadas, o que levou os alunos que se fizeram presentes a se retirarem para casa.

A directora da escola, Esperança Wedeinge, disse que houve um constrangimento na colocação de listas, mas tudo está a ser feito para o início  das aulas já  hoje, mas no período nocturno.

Na escola primária 254, do bairro de Naipalala, o  director Paulo Wedeinge afirmou que os professores estão presentes, mas os alunos poucos apareceram, apelando os pais e encarregados de Educação, a mandarem os filhos às aulas.

Lembrou que não há motivos para os alunos faltarem à escola, mas para acontecer é importante os pais incentivar os filhos nos primeiros dias, para se impor a "tolerância zero” ao absentismo, visando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Por seu turno, o director provincial da Educação, Domingos de Oliveira, disse que a ronda que fizeram pela manhã, nas escolas em Ondjiva, notou-se uma fraca presença dos alunos, daí a responsabilidade dos pais colaborarem mais para inverter a situação nos próximos dias.

Lunda Sul

Também na província da Lunda Sul, o primeiro dia de aulas foi fraco em termos de presença de petizes nas escolas, apesar da presença considerável dos professores.

Directores escolares defenderam que o número de alunos que se apresentou poderia ter sido maior se muitos não tivessem se deslocado a outros pontos do país, em férias.

A directora da escola Missão Feminina, Ermelinda Joaquim, referiu que a instituição registou uma fraca afluência por parte dos alunos, justificando o facto de que nem todos alunos já regressaram à província.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Educação, Perfeito Candondolo, lembrou aos pais, encarregados de educação, alunos e professores que o período de férias já terminou e desde já devem fazer-se presente nas escolas espalhadas na província.  

O ano lectivo 2023/2024 foi aberto oficialmente, na passada sexta-feira, na província de  Malanje, pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, que destacou a entrada de mais de um milhão 560 mil novos alunos  pela primeira vez no sistema de ensino, representando 17, 5 por cento. 

O primeiro trimestre começou hoje (04 de Setembro) e termina a 15 de Dezembro de 2023, período que corresponde a  17 semanas, das quais 15 lectivas, correspondentes a  73 dias.

Já o II trimestre terá o início a 03 de Janeiro e termina a 28 de Março  de 2024,  período em que decorrem a  Avaliação Nacional da 2ª classe (Proficiência da Fluidez da Leitura), Avaliação Nacional de Aferição da 5ª e 8ª classes (Aprendizagens  de Língua Portuguesa e Matemática). 

Assim como a  realização dos jogos provinciais escolares  que vão até ao dia 15 de Março e para a pausa do II trimestre reserva a  realização dos jogos zonais escolares, a acontecer de 01 a 12 de Abril.

Já o III trimestre inicia a 08 de Abril  e se  estende até  31 de Julho de 2024, período em que decorrem a XII Edição  da Olimpíadas de Matemática, 6ª Edição da Feira de Amostras do Sistema  Educativo –Educa- Angola 2024, Olimpíadas da Matemática da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), assim como a Fase Final da 6ª Edição das Olimpíadas de Física.