Economia
24 Agosto de 2023 | 15h55

Distribuídos mais de seis mil alevinos nas comunidades

Seis mil e 900 alevinos (cria de tilápia) foram entregues aos piscicultores das comunidades da Sambinza, Samiseleca e a cooperativa Coimbundo, nos municípios do Dala e Muconda, durante o primeiro semestre do ano em curso, pelo Centro de Repovoamento do Mona Quimbundo (Saurimo).

Em declarações esta quinta-feira, à ANGOP, o chefe de departamento de pescas e aquicultura, do Gabinete Provincial da Agricultura na Lunda Sul, António Wanuque, fez saber que a entrega de alevinos visa expandir e promover a prática da aquicultura nas comunidades para a melhoria da dieta alimentar das famílias.  

Adiantou que, ainda este ano, as cooperativas dos ex-militares beneficiarão 12 mil alevinos para o fomento da criação de peixe em cativeiro.

Acrescentou que o Centro de Repovoamento do Mona Quimbundo dispõe, actualmente,  de 30 mil alevinos, para fornecer aos piscicultores, a nível da província da Lunda Sul, sem recorrer a outras.  

O responsável explicou que o departamento de pescas e aquicultura controla 266 piscicultores, mas devido à falta de ração para o sustento da tilápia, muitos desistiram de produzir.  

Sublinhou que a falta de uma fábrica de ração na Lunda Sul tem criado muitos transtornos aos piscicultores, levando a desistência em criar peixe em cativeiro.

A Sociedade Mineira de Catoca, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Económico da Lunda Sul (PADES), tem fornecido ração trimestralmente. MG/JW/AC

Projecto de piscicultura na Lunda Sul © Fotografia por: Quintas Benjamim (Angop)

Fonte: Angop