Desporto
22 Agosto de 2023 | 10h37

Hóquei em Patins : Angola e Moçambique abrem africano do Cairo

Português, uma das línguas oficiais da União Africana, vai ser dominante, hoje, dia de abertura dos Campeonatos Africanos de Hóquei em Patins em seniores e Sub-19, quando se defrontarem, no Cairo, Egipto, as selecções de Angola e Moçambique, para a primeira jornada das respectivas competições.

Através dos campeonatos, pela primeira vez, um país árabe acolhe uma prova internacional da modalidade. Mas é o português de Moçambique e Angola, da região da Sadc, o "bairro do hóquei em patins" em África, quem vai comandar as coisas.

Os juniores são os primeiros a entrar em cena. Estão inscritos no primeiro jogo do dia, às 15h00. Não há um historial de jogos entre as equipas juniores de Angola e Moçambique, pelo facto de ser a primeira prova continental. 

Angola defrontou, neste escalão equipas da África do Sul e do Egipto, enquanto participou nos Campeonatos Mundiais em que esteve pela última vez em 2015, em Villa Nova e la Geltrú, Espanha. Moçambique não tem participações nos mundiais de juniores.

Sem qualquer competição, só os índices das equipas seniores podem dar alguma luz, sobre quem é favorito, aspecto que favorece Angola.

Em seniores os dois países defrontam-se às 22h00, com grande dose de favoritismo para Angola. No Campeonato Africano de 2019, em Luanda, Angola superou Moçambique por 5-3, na final.

Depois daquele jogo, os dois países defrontaram-se outras duas vezes em mundiais. Em 2019 Angola, na Elite, tinha sido último classificado do grupo preliminar, enquanto Moçambique vinha da conquista da Taça Intercontinental. Na liguílha para os quartos-de-final, a vitória foi de Angola, por claros 6-1. Angola voltou a vencer Moçambique, 5-3, no mundial de 2022, na Argentina e assume favoritismo para o jogo de hoje.

Angola está no Cairo desde 18 do corrente com uma delegação amputada, oito jogadores cada equipa, devido à exiguidade de verbas. No sábado os hoquistas receberam uma visita do embaixador da República de Angola no Egipto, Nelson Cosme, de quem receberam garantias de apoio e palavras de encorajamento para a missão.

Anacleto Silva "Kirro", secretário-geral da Federação Angolana de Patinagem aponta aspectos positivos da organização das duas competições.

"Está tudo preparado, a federação egípcia fez um bom trabalho, estão em prontidão garantiram-nos apoio em tudo o que necessitarmos e sentimos que a organização está a ser das melhores", testemunhou.

Para completar o dia de abertura, as selecções da África do Sul e do Egipto defrontam-se igualmente nas duas categorias.