Economia
21 Agosto de 2023 | 15h37

Girassóis do Chipindo “piscam o olho” a investidores

A Administração municipal de Chipindo, província da Huila, aproveitou a 3ª edição da Expo-Huíla para lançar uma campanha com propósito de alavancar o cultivo de girassol e flores diversas para fazer face, ao que acredita existir, a uma enorme procura no mercado regional e nacional.

"Convidamos os interessados com alguma experiência a apostar na produção do mel, em quantidades industriais, no municipio do Chipindo”, sublinhou.

Adriano Brás disse que o cultivo do girassol tem o foco na produção de mel, já que a flor é um habitual hospedeiro das abelhas.

Ao mesmo tempo, prosseguiu, produzem a polinização das flores e contribui para o aumento da produtividade, além do seu uso como potencial na lavoura para rotação ou sucessão com outras culturas, reduz os problemas fitos sanitários relacionados ao cultivo repetido de uma mesma espécie de planta.

Adriano Brás explicou que  numa primeira fase, existem 12 famílias apiculturas,  controladas pela direcção municipal da Agricultura, que realizam a actividade apícola de forma isolada em seis hectares, mas que  já permitiu a produção de mais de 200 litros de mel.

Recorde-se que, há anos,  a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD) revelou  que Angola tem  cerca de 100 mil apicultores que podem facilmente aumentar a produção de mel das actuais 90 toneladas para cerca de 200 toneladas por ano.

Em parceria com o governo angolano, a agência identificou o sector como um canal para ajudar na diversificação da economia.

Fonte: JA