Educação
14 Agosto de 2023 | 14h55

Quadros da educação aprimoram conhecimentos sobre empoderamento das raparigas

Quarenta e sete quadros do sector da educação de sete municípios do Cuando Cubango começaram nesta segunda-feira, em Menongue, uma acção formativa, para, entre vários assuntos agendados, aprimorarem conhecimentos sobre empoderamento das raparigas.

Trata-se de quadros dos municípios de Calai, Cuangar, Cuchi, Cuito Cuanavale, Dirico, Menongue e Mavinga, que vão, durante cinco dias, debater matérias ligadas à integração da prática pedagógica aos recursos com demonstração prática, a verificação da compreensão, expressão oral e escrita e o bom relacionamento.

Matérias versadas sobre a lei contra a violência sexual e doméstica, habilidades pedagógicas essenciais, entre outras, constam igualmente da agenda de trabalho da acção formativa, da iniciativa do Gabinete Provincial da Educação do Cuando Cubango.

O acto de abertura foi orientado pelo director do Gabinete Provincial da Educação no Cuando Cubango, Inácio José Samba, que disse tratar-se do cumprimento do Projecto Aprendizagem para Todos, denominado PAT-II.

Durante o certame serão partilhados métodos de como identificar e a lidar com as diferentes situações na violência sexual, articular com a rede de protecção na localidade para o acompanhamento intersectorial dos casos identificados na escola ou na família, bem como aprofundar os conhecimentos sobre a importância da implementação das matérias estruturadas em Angola.

O responsável disse que o impacto das situações causadas pela gravidez precoce e a violência sexual é notório em todo o país, agravada pelo factor tradicional, pobreza em determinadas zonas rurais e urbanas.

Referiu que essas situações incidem em grande parte no atraso escolar das alunas, contribuindo na demora da erradicação do analfabetismo e a qualidade de ensino das raparigas.

Inácio José Samba disse que o governo local em parceria com o Banco Mundial está determinado em empoderar as raparigas e os rapazes, criar condições para a permanência destes nas escolas, com vista a garantir uma educação para todos e promover a igualdade do género.

Na ocasião, apelou para a dedicação e empenho por parte dos formadores, no sentido de melhor transmitir os conhecimentos aos demais e assim alcançar os objectivos preconizados, realçando que o mais importante é trabalhar para o bem-estar das comunidades. MSM/JSV/PLB

Quadros da educação em seminario, sobre o Empoderamento da Rapariga © Fotografia por: Mauricio Sequesseque-ANGOP

Fonte: Angop