Educação
03 Agosto de 2023 | 15h36

UJES disponibiliza mil e 36 vagas para o ano académico 2023/2024

A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no Huambo disponibilizou, para o ano académico 2023/2024, mil e 36 vagas para os cursos de licenciatura nas seis unidades orgânicas, soube a ANGOP, esta quinta-feira.

Trata-se das faculdades de Ciências Agrárias (76), Direito (130), Economia (190), Medicina (80), Medicina Veterinária (40) e do Instituto Superior Politécnico (520).

Segundo uma nota de imprensa da reitoria da UJES que a ANGOP cita, as vagas são para os cursos de licenciatura em Engenharia Agronómica e Florestal, Direito, Economia, Medicina, Aquicultura e Medicina Veterinária, Arquitectura, Electromedicina, Enfermagem, Electrónica e Telecomunicações, Construção Civil, Hidráulica, Informática, Mecânica e Laboratório Clínico.

As inscrições tiveram início na última segunda-feira (01) e terminam a 16 do corrente do mês, enquanto os exames de ingresso estão previstos, entre 21 e 25 de Agosto, de acordo com o programa de cada unidade orgânica.

Pós-graduação

Ao nível da pós-graduação, a UJES aprovou para o ano académico 2023/2024, o lançamento de um curso de doutoramento, três de mestrados e duas especializações, nas faculdades de Ciências Agrárias e de Medicina Veterinária, assim como no Instituto Politécnico, respectivamente, no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino Superior Angolano (UNI.AO).

Conforme o documento, trata-se de doutoramento em Tecnologia Agro-alimentar, mestrados em Medicina Veterinária, Enfermagem Obstétrica e Neonatal e Ciências Florestais e do Ambiente, para além das especializações em Novas Tecnologias Aplicadas à Saúde e a Produção de Pequenos Ruminantes.

A projecção da pós-graduação é de 135 vagas, dos quais 15 de doutoramento, 60 de mestrados e igual número de especializações.

No ano académico 2022/2023, a UJES matriculou nas suas seis unidades orgânicas sete mil 964 estudantes, distribuídos nos cursos de mestrado (195), Licenciatura (sete mil 708) e bacharelato (61).

A UJES, que conforma a V região académica do país, foi fundada em 2009, no âmbito do redimensionamento da Universidade Agostinho Neto. ZZN/ALH

Vista parcial da reitoria da Universidade José Eduardo dos Santos, na província do Huambo. © Fotografia por: Aurélio Janeiro (Angop)

Fonte: Angop