Desporto
01 Agosto de 2023 | 10h46

Petro e Académica jogam Supertaça a 3 de Setembro

Petro de Luanda, campeão nacional, e Académica do Lobito, finalista vencido da Taça de Angola, abrem a 3 de Setembro a temporada futebolística 2023/24, com a disputa da Supertaça de Angola, às15h00, no Estádio Nacional Tundavala, na cidade do Lubango, província da Huíla.

Na última edição da prova, disputada também naquela cidade, o Desportivo da Huíla ganhou ao Petro de Luanda, por 3-1, nas grandes penalidades, depois do empate a zero no tempo regulamentar.

A turma petrolífera prepara a nova época em Rio Maior, Portugal, com o objectivo de garantir a manutenção do título do Girabola e da Taça de Angola.

Além da conquista de ambas as provas, a equipa às ordens de Alexandre Santos pretende fazer furor nas competições sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), onde compete na Liga dos Clubes Campeões e na Superliga Africana em futebol.

Com o objectivo de competir ao mais alto nível nas quatro provas, o Petro de Luanda reforçou-se em qualidade com Jonathan Toro (extremo-esquerdo (ex-Académico de Viseu), Alexandre Guedes (avançado, ex-Paço de Ferreira), Tchutchu (médio, ex-Desportivo da Huíla), Nathan (guarda-redes, ex-Académica do Lobito), Vidinho (central, ex-Al-Hilal do Sudão), Diógenes Capemba (defesa direito, ex-Al Ahly de Benghazi), Aisson e Apado (médios, ex-Wiliete de Benguela).

Ao contrário do campeão angolano, a Académica do Lobito não foi às compras, uma vez que atravessa uma crise financeira sem precedentes. A direcção liderada por Luís Borges optou por manter o técnico Agostinho Tramagal e renovou o vínculo contratual com alguns jogadores chaves do plantel da época passada, casos de Márcio Luvambo, Nelito, Sekeseke, Geovany e Platini.

Sorteio do Girabola

A Federação Angolana de Futebol (FAF) sorteia no dia 31 do corrente, a partir das 10h00, na sede social sita na Urbanização Nova Vida, a 46ª edição do Campeonato Nacional, cujo arranque acontece a 15 de Setembro. A primeira fase das inscrições, tendo em vista a nova época futebolística, iniciou a 5 de Julho e encerra às 22h00 do próximo dia 4 de Outubro.

Competem na prova rainha16 equipas, designadamente Petro de Luanda, 1° de Agosto, Sagrada Esperança, Wiliete de Benguela, Interclube, FC Bravos do Maquis, Desportivo da Huíla, Santa Rita do Uíge, Recreativo do Libolo, Desportivo da Lunda-Sul, Académica do Lobito, Grupo Desportivo Isaac de Benguela, São Salvador do Kongo, Kabuscorp do Palanca e União Recreativo de Malanje.

As três últimas equipas ascenderam à I Divisão, em substituição dos despromovidos Sporting de Benguela e ASK Dragão do Uíge, ao passo que o Kuando Kubango desistiu por dificuldades financeiras.

Fonte: JA