Economia
27 Julho de 2023 | 17h09

Gestores públicos reforçam conhecimento sobre PND e OGE

Gestores de instituições públicas da província do Moxico partilharam, esta quinta-feira, na cidade do Luena, conhecimentos sobre elementos e estruturas do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) e as regras de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE).

Durante um seminário de capacitação, promovido pela delegação provincial das Finanças, foram, também, esboçados os ciclos de Programa de Investimento Público (PIP) e a Execução dos Contratos Públicos (ECP).

No workshop, o delegado provincial das Finanças no Moxico, António da Conceição Manuel, disse que a formação visou partilhar instruções de elaboração do OGE de 2024.

Para o próximo OGE, disse que se esperam acções que correspondam com os anseios da província.

"Devemos primar pela eficiência e olhar pelas prioridades que concorrem para o anseio da população”, frisou o responsável.

Por seu turno, o vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Victor da Silva, apelou para a necessidade de respeitar  as regras de elaboração do OGE, com vista à elaboração de um orçamento adequado às necessidades da província.

A província do Moxico tem uma população estimada em um milhão de habitantes, distribuídos em nove municípios, nomeadamente, Alto Zambeze, Bundas, Camanongue, Cameia, Léua, Luau, Luacano, Luchazes e Moxico.

O Orçamento Geral do Estado de 2023 para a província do Moxico está fixado em mais de 122 mil milhões de kwanzas. LTY/TC/MS

Seminário sobre as instruções de elaboração do OGE para o exercicio económico de 2024 © Fotografia por: Kinda Kyungu (Angop)

Fonte: Angop