Educação
10 Julho de 2023 | 15h35

Governo impulsiona formação de quadros agrários para aumento da produção

O secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, assegurou esta Segunda-Feira, em Malanje, que o governo angolano, através das reformas dos Institutos Técnicos Agrários (ITA), está empenhado na formação de quadros, para impulsionar o aumento da produção agrícola.

O responsável teceu tais considerações durante a apresentação do Projecto de Apoio à Formação Agrícola e Rural (PAFAR), financiado pela Agencia Francesa de Desenvolvimento, que visa contribuir para a redução da insegurança alimentar e combate à pobreza nas zonas rurais, desenvolvendo a produção agrícola e a cadeia de valor.

Gildo Matias fez saber que a reabilitação nas 12 infra-estruturas dos ITAS que compõem a rede de formação a nível do subsistema do ensino secundário técnico profissional agrário do país vai garantir melhores condições na qualidade da oferta educativa.

Precisou que as infra-estruturas modernizadas dos ITAS permitirão ensinar em boas condições, e melhorar o sistema de formação agrícola nos seus diferentes níveis.

Assinalou sendo as mulheres rurais sendo as que mais praticam agricultura sem grandes conhecimentos, o projecto desenhou um plano capaz de dar resposta a atracção das raparigas para a qualificação que é necessária neste ramo.

O secretário de Estado disse que uma componente do projecto está virada para a formação contínua dos professores que actuam nas áreas técnicas e tecnológicas, que será feita em Angola e em França.

Fez saber que no âmbito da distribuição geográfica, Malanje foi indicada a cabeça de rede regional do centro norte e assumirá a responsabilidade de acompanhar, suportar e apoiar os outros ITAS da região.

Disse estarem já em curso a contratação do pessoal da unidade técnica e das empresas que vão realizar o estudo técnico para a reabilitação dos institutos, para que até ao final do primeiro trimestre do próximo ano as obras possam arrancar.

O projecto tem ainda como objectivo adotar as práticas agrícolas sustentáveis amigas do meio ambiente, apoiando o empoderamento das raparigas rurais e desenvolver oportunidades de emprego para os jovens.

Na ocasião, o vice-governador de Malanje para o sector Politico, Económico e Social, Domingos Eduardo, garantiu apoio para que o projecto seja um verdadeiro sucesso e que a carreira agrária seja valorizada, tendo em conta o registo de fuga de quadros para outros sectores.

Orçado em 35 milhões de Euros e com um prazo de cinco anos, o PAFAR lançado no dia 20 de Junho deste ano na província da Huíla, surge em sequência de acordos assinados pelos Presidentes João Lourenço e Emanuel Macron, em Paris, em 2018 e visa a reforma na formação agrícola e rural, para responder aos desafios da diversificação da economia nacional. PBC

Gildo Matias José, Secretário de Estado para o Ensino Secundário © Fotografia por: António Escrivão (Angop)

Fonte: Angop