Educação
06 Julho de 2023 | 15h09

Secretário de Estado assegura empenho na formação de técnicos agrários

O secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias José, assegurou, esta quinta-feira, no Bié, que o Governo angolano continua empenhado na formação de técnicos médios agrários, para o reforço da segurança alimentar.

O responsável falava durante a apresentação do Projecto de Apoio à Formação Agrícola e Rural (PAFAR), aos membros do Governo da província do Bié, depois do lançamento oficial, decorrido a 20 de Junho último, na província da Huíla, com um investimento de 35 milhões de euros, financiados pela Agência Francesa para o Desenvolvimento, com prazo de cinco anos.

Na ocasião, Gildo Matias José anunciou a reabilitação de 10, dos 12 institutos médios Agrários, pela Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD), com foco no asseguramento da formação de técnicos médios agrários, para impulsionarem o aumento da produção.

De acordo com secretário de Estado, para o Bié, o projecto vai abranger o Instituto Técnico Agrário do Andulo, a 130 quilómetros a Norte do Cuito, de forma a conferir maior dinamismo no fomento da agricultura nesta parcela do país.

Por sua vez, a governadora em exercício da província do Bié, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, afirmou que a implementação do PAFAR vai contribuir no aumento da produção agrícola das famílias a curto prazo, pelo facto de permitir a formação de quadros qualificados que, directa ou indirectamente, vão trabalhar com as comunidades.

O PAFAR visa, entre outros, facilitar o processo de transição dos estudantes no mercado de trabalho, através da intervenção dos gabinetes de inserção da vida activa, bem como o estreitamento das relações com empresas do sector agrário.

Abrange os institutos médios Agrários das províncias de Benguela, Bié, Cuando Cubango, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huambo, Huíla, Moxico e Uige, com o objectivo de melhorar suas infra-estruturas e os currículos escolares.

O programa surge na sequência de acordos assinados pelos Presidentes de Angola, João Lourenço, e da França, Emmanel Macron, em 2018, na capital francesa (Paris), de reforma na formação agrícola e rural, para responder aos desafios da diversificação da economia nacional. 

Gildo Matias José, Secretário de Estado para educação, em visita de trabalho a província do Bié © Fotografia por: Jilmar Enoque Chitondua (Angop)

Fonte: Angop