Sociedade
03 Julho de 2023 | 16h11

Secretário de Estado apela para denúncia de tráfico de seres humanos

O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Albino Caldas, apelou ao empenho dos profissionais do sector na denúncia e no combate de eventuais casos de tráfico de seres humanos no país, em colaboração com a Polícia Nacional.

Na abertura do workshop sobre tráfico de seres humanos, dirigido a profissionais da Comunicação Social, Nuno Albino Caldas considerou fundamental que os jornalistas sejam capacitados sobre essa matéria.

"Os profissionais de Comunicação Social vão poder ajudar a informar e a moldar a sociedade sobre casos relativos a denúncias de tráfico de seres humanos", disse.

Iniciativas como essas, prosseguiu o secretário de Estado, são importantes para o combate ao tráfico de seres humanos, cujos índices ainda são baixos no país.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) sublinha a importância do workshop que tem como objectivo capacitar e sensibilizar os profissionais dos Órgãos de Comunicação Social.

Segundo a OIM, a ideia surge da necessidade de os média usarem o papel e poder de educar e sensibilizar o público, para as manifestações do tráfico de pessoas.

Angola aprovou, em 2020, o primeiro Plano de Acção Nacional para prevenir e combater o tráfico de seres humanos, inserido na Estratégia Nacional dos Direitos Humanos.

O plano nacional tem por objectivos prevenir o tráfico de pessoas, proteger e assistir as vítimas de tráfico, responsabilizar os criminosos, incrementar as investigações, e promover a cooperação nacional e internacional.

Participam do encontro técnicos do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, da Comunicação Social, da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime das Nações Unidas e da União Europeia.

O workshop é uma parceria com a Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Angola. FMA/AL

Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Albino Caldas © Fotografia por: Pedro Parente (Angop)

Fonte: Angop