Economia
18 Junho de 2023 | 10h36

Mais de 200 expositores participam na 9ª edição da Feira da Banana

A província do Bengo realiza, de 23 a 25 deste mês, no Mercado do Panguila, município do Dande, a 9ª Edição da Feira da Banana, com a participação de mais de 200 expositores nacionais e estrangeiros.

Trata-se do maior evento económico e social, que o Governo local organiza anualmente nesta localidade, com o objectivo de apresentar aos homens de negócios, comerciantes e empresários, as potencialidades agrícolas que a província possui e atrair mais investidores para o Bengo.

Sob o lema, "Agricultura em Angola, Avançando, Criando Bases Sólidas para a Diversificação da Economia”, o certame tem a duração de três dias e durante este período os participantes vão poder trocar experiência e fechar negócios que se espera ultrapassem os da edição anterior, que atingiram um volume recorde de 121.177.759 kzs.

De acordo o presidente da Feira, o vice-governador da província para o sector Político, Social e Económico, José Bartolomeu, depois da Edição passada, considerada para os organizadores, produtores e expectadores como a melhor de sempre organizada no Bengo, o evento deste ano promete em termos de qualidade e quantidade e, sobretudo em negócios.

Ora, se no ano passado os negócios fecharam em alta, alcançando cifras significativas, este ano o objectivo é superar estes números, ganhar o prémio nacional e fazer uma Feira melhor, que ultrapasse todas as expectativas, tendo em conta a grande mobilização à volta do acontecimento, desde os municípios, incluindo os produtores e empresários.

Segundo o vice-governador, pelo menos, 150 expositores de 10 províncias já confirmaram a presença e aguarda-se a confirmação de mais participantes.

Ao falar na sessão extraordinária do Governo, que debateu sobre a organização, ficou acordado que, daqui para frente, todos os anos a Feira deve realizar-se entre os dias 23 e 25 do mês de Junho no local onde decorre há três anos. "Até agora já confirmaram presença 150 expositores de dez províncias, continuamos a receber mais solicitações”, assegurou sem, no entanto, avançar mais detalhes.

O também presidente do evento avançou que está a ser preparado minuciosamente, com objetivos de oferecer aos participantes e visitantes novidades e condições mais confortáveis.

A Feira está aberta a todos expositores nacionais e estrangeiros que queiram participar. Por seu turno, o director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico, Pedro Katendi, confirmou, também que este ano tudo está a ser preparado ao pormenor, para superar a edição anterior.

Pedro Katendi referiu que no ano passado, o Bengo conseguiu organizar 19 feiras, das 22 programadas em todos os municípios, o que corresponde a 93,7 por cento e venceu o Prémio Performance Rural. Para este ano, disse que foram gizadas certas estratégias, que visam dobrar, melhorar e atrair mais visitantes e homens de negócios, aumentando o número de stands de exposição.

 

Números da edição anterior

Durante a 8ª Edição, a Feira do Bengo conseguiu organizar 976 exposições, recebeu visita de 40,587 pessoas e movimentar e vender cerca de 393,29 toneladas de produtos diversos.

"Todas as condições estão quase totalmente reunidas para o arranque, no próximo dia 23 da 9ª Edição da Feira da Banana na nossa província do Bengo”, disse.

Quanto à transportação dos produtos para a Feira, Pedro Katendi tranquiliza os expositores e diz que o Governo criou condições técnicas e logísticas para que durante o certame não falte produtos nas exposições.

O Governo concluiu há dias a distribuição de 20 camiões de tipo Kamaz para assegurar a transportação dos produtos do campo para as zonas de produção para a Feira e até mesmo para os locai de consumo.

As viaturas têm a finalidade de transportar produtos agrícolas para as zonas de consumo. Não estão vocacionados para transportar nada que não sejam produtos de campo. Para efeito, existe uma equipa criada pelo Governo que acompanha seriamente o trabalho dos operadores de transportação de mercadorias.

O programa foi estruturado de tal forma que há o produtor, o transportador e o vendedor. Os produtos mais transportados são a banana, mandioca e batata.

Dados da FAO indicam que a província do Bengo é a que mais produz banana a nível de todo o país, com cerca de 236 mil toneladas de banana por ano e com perspectiva de atingir 563.279 toneladas nos próximos tempos. A Feira da Banana é uma iniciativa do Governo Provincial do Bengo em parceria com empresas privadas.

Está, também reservada para a Feira, uma vasta agenda, que inclui debates sobre a Agricultura, a Diversificação da Economia, visitas às stands e uma gala de premiação.

A província do Bengo é actualmente a que mais produz banana, e nos últimos tempos tem contribuído para a exportação deste produto para a Europa e alguns países africanos.

Fonte: JA