Economia
13 Junho de 2023 | 09h23

Eximbank dos Estados Unidos aprova 900 milhões de dólares em renováveis para Angola

O Banco de Exportação e Importação (EXIM) dos Estados Unidos anunciou, esta segunda-feira, ter aprovado um empréstimo directo de mais de 900 milhões de dólares a Angola, para apoiar a construção de duas centrais de energia solar fotovoltaica e plantas eléctricas no país.

O projecto vai gerar mais de 500 megawatts de energia renovável, fornecer acesso a recursos de energia limpa e ajudar Angola a cumprir compromissos climáticos, além de amparar as exportações de sistemas de montagem de painéis solares, conectores, interruptores, sensores e outros equipamentos dos Estados Unidos, declara o EXIM no comunicado.
Estima-se que a transacção venha a gerar cerca de 1.600 empregos directos, de acordo com o comunicado em que é anunciada a aprovação, ocorrida na última quarta-feira.

"Estamos orgulhosos em participar neste importante projecto, que vai aumentar o acesso à electricidade nas comunidades angolanas usando tecnologia de energia limpa”, disse a presidente do EXIM, Reta Jo Lewis.

A transacção, prosseguiu, está alinhada à iniciativa Parceria do Presidente Biden para Infra-Estrutura e Investimento Global (PGII), bem como aos esforços do EXIM para promover as exportações de energia limpa, fortalecer o relacionamento comercial entre os Estados Unidos e a África, apoiar os exportadores do país da América do Norte e os trabalhadores americanos que enfrentam a concorrência estrangeira, disse a líder do EXIM.

O projecto, inicialmente anunciado durante a Cimeira do G7 de 2022, envolve o Governo de Angola, a empresa norte-americana Africa Global Schaffer e o desenvolvedor de projectos dos Estados Unidos "Sun Africa”.

A transacção também se enquadra no Programa China e Transformacional de Exportações (CTEP) do EXIM, um programa exigido pelo Congresso para apoiar os exportadores dos Estados Unidos que enfrentam a concorrência estrangeira da China.

O EXIM dos Estados Unidos é uma agência oficial de crédito à exportação daquele país que tem a missão de apoiar o emprego, facilitando as exportações, promover a competitividade e auxiliar o acesso das empresas norte-americanas às vendas no mercado global. O EXIM oferece financiamentos, incluindo o seguro de crédito à exportação, garantias de despesas correntes e de empréstimos directos.

O EXIM afirma, no comunicado, que, enquanto agência federal independente, "contribui para o crescimento económico dos Estados Unidos, apoiando dezenas de milhares de empreendimentos em empresas exportadoras e suas cadeias de fornecimento” no mercado daquele país.

Fonte: JA