Saúde
31 Maio de 2023 | 13h28

Angola regista perto de 500 crianças viciadas em tabaco

Angola registou durante o ano de 2022 perto de 500 casos de crianças viciadas em tabaco, anunciou hoje, quarta-feira, em Luanda, a directora do Instituto Nacional de Luta Anti Drogas (INALUD), Ana Graça

Segundo a responsável, que falava à imprensa no âmbito das celebrações do Dia Mundial Sem Tabaco, que hoje se assinala, no país, o número de crianças usuárias de tabaco é preocupante e está a aumentar, significativamente.

De acordo com Ana Graça, muitas crianças com condições sociais precárias passam muito tempo nas ruas e se tornam vulneráveis a adquirirem este vício, e geralmente antes de fazerem uso da liamba, começam pelo tabaco.

Para desencorajar o uso desta substância, a directora Ana Graça explicou que o INALUD tem trabalhado com a Administração Geral Tributária (AGT) para que o preço do pacote do tabaco aumente e possa reduzir o número de fumantes.

Ana Graça disse ainda que o INALUD tem feito trabalho de sensibilização junto as comunidades e as famílias e também nas escolas, para poder conter este flagelo.

Já a encarregada dos escritórios da OMS em Angola, Eva Pascoal, disse que Angola está a fazer o seu papel de advocacia para a redução do consumo do tabaco com a limitação da publicidade e a informação certa sobre os perigos do tabaco.

Segundo ela, nota-se uma conjugação de esforços para penalizar com impostos produtos que contenham tabaco e neste processo, o Ministério angolano das Finanças mostra-se alinhado com a Convenção Quadro de Luta Contra o Tabaco.

O Dia Mundial Sem Tabaco, que hoje se comemora, foi instituído em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objectivo de alertar as pessoas sobre as doenças e mortes causadas pelo uso do tabaco.

O uso desta substância, segundo a OMS, pode levar a problemas de saúde mental como a depressão e a esquizofrenia e também doenças físicas como a tuberculose, cancro de pulmão, de bexiga e outros

Fonte: Angop