Política
30 Maio de 2023 | 15h13

Governo angolano expressa vontade de reforçar cooperação com Rwanda

O Governo angolano exprimiu, esta segunda-feira, a vontade e o compromisso de reforçar as relações de cooperação nas áreas económica, comercial, político-diplomático e cultural com as autoridades da República do Rwanda.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o diplomata rwandes considerou "excelentes” as relações de cooperação com Angola, tendo em conta as regulares consultas políticas entre os dois países em matéria de estabilidade e pacificação nos países da região dos Grandes Lagos. 

"Temos mantido também consultas políticas de preocupações  a nível regional e internacional”, afirmou Wellars Gasamagera, que no capítulo económico destacou a importância dos instrumentos jurídicos já rubricados entre ambos os países. 

Acordos Bilaterais

Angola e Rwanda assinaram nove instrumentos jurídicos, dentre eles os acordos para evitar a dupla tributação, extradição, assistência jurídica mútua em assuntos criminais, transferência de pessoas condenadas, memorando de entendimento de cooperação no domínio da Agricultura e desenvolvimento Pecuário.

Realce também para os memorandos de entendimento sobre a Administração Local, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Cooperação no domínio da Saúde, bem como o memorando de entendimento sobre a Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas e o Instituto de Gestão do Rwanda.