Política
30 Maio de 2023 | 11h35

Luena acolhe 2ª sessão de cooperação com província Ocidental da Zambia

A 2ª sessão do Encontro de Cooperação Regional e Intercâmbio Cultural entre as províncias angolana do Moxico e zambiana do Ocidental realiza-se na quinta-feira, na cidade do Luena.

Para o efeito, uma delegação da província Ocidental da Zâmbia, encabeçada pelo seu ministro (governador), Kapelwa Mbangweta, chegou hoje, segunda-feira, tendo iniciado o programa com visitas à Maternidade Provincial do Moxico, Hospital Geral, Instituto Superior Politécnico e Centro Infantil da Centralidade Heróis de Cangamba.

A agenda reserva ainda uma deslocação, terça-feira, das delegações do Moxico e da província Ocidental ao município fronteiriço do Luau, a 334 quilómetros a leste do Luena.

Estão também previstas visitas ao Instituto Agrário do Luau (ITAL), inaugurado em Abril último, ao Aeroporto General Sapilinha Sambalanga, às obras do Hospital Municipal e do Posto Fronteiriço. 

Este encontro realiza-se em resposta ao primeiro, decorrido de 24 a 26 de Abril último, na cidade de Mongu, capital da província Ocidental, em que a delegação do Moxico foi liderada pelo governador Ernesto Muangala.

No inédito evento, resultante das orientações dos Presidentes da República de Angola, João Lourenço, e da Zâmbia, Hakainde Hichilema, os governantes assinaram vários acordos de cooperação que serão avaliados periodicamente por via desses encontros. 

Destaque recai, por exemplo para o sector da saúde, na intenção de se estabelecer um sistema de comunicação e referenciação entre os sistemas de saúde do Moxico e da provincial Ocidental.

Numa altura em que mais de três mil angolanos procuram, mensalmente, os serviços de saúde nessa província da Zâmbia, a cooperação vai permitir o controlo da malária entre a população nas zonas fronteiriças, gestão de medicamentos, produtos essenciais e programas de intercâmbios de profissionais.

Já na educação, o Moxico pretende colher a experiência da Zâmbia para explorar melhor o Instituto Técnico Agrário (ITAL), em funcionamento no município do Luau, além das tecnologias usadas para o fomento da agricultura.

Em termos do comércio, do lado angolano, a ideia passa por dinamizar o sector agro-alimentar, para promover a empregabilidade e a geração de renda, enquanto que a província Ocidental poderá exportar os produtos produzidos, desde lacticínios, insumos agrícolas, bem como a tecnologia usada na produção de cereais.

Questões de segurança, comércio, turismo, igualdade de género, entre outros sectores, constam igualmente do "Memorando do Mongu”.

As províncias do Moxico e Ocidental da Zâmbia têm uma relação histórica e geográfica que remonta aos tempos da Luta pela Independência Nacional, partilhando uma extensa fronteira comum e afinidades culturais e linguísticas. 

A actual cooperação entre as duas províncias, cujos países são membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, sigla em inglês), visa fortalecer os laços de amizade e solidariedade entre os dois povos, bem como promover o desenvolvimento social e económico da região.

Fonte: ANGOP