Saúde
29 Maio de 2023 | 19h29

Mais de 400 técnicos ingressam no sector da Saúde em Benguela

Quatrocentos e quinze novos técnicos do sector da Saúde, admitidos no último concurso público, receberam hoje, segunda-feira, as respectivas guias de marcha para início de funções nas diversas unidades sanitárias da província de Benguela.

Trata-se de técnicos das áreas médica, diagnóstico e terapêutica, enfermagem, apoio hospitalar e área administrativa.

A cerimónia foi orientada pelo governador provincial de Benguela, Luís Nunes, que, na ocasião, reafirmou a contínua aposta neste sector, para melhoria da qualidade da assistência médica e medicamentosa às populações.

Luís Nunes disse que o Executivo angolano está engajado na implementação de vários projectos voltados ao sector sanitário, com vista a aumentar e melhorar a rede hospitalar, pois"só com pessoas saudáveis será possível se alcançar um desenvolvimento sustentável do país", enfatizou.

O governador exigiu uma prestação de serviços de qualidade aos cidadãos, porque disse acreditar na capacidade e competência dos quadros recém admitidos.

Entretanto, o director provincial da Saúde, António Cabinda, explicou que os mesmos (técnicos) já estão distribuídos pelas unidades sanitárias dos dez municípios.

António Cabinda acrescentou que a província de Benguela conta actualmente com cerca de oito mil funcionários na área da Saúde, contra os cinco mil de 2017.

"Com a realização constante de concursos públicos para ingresso no sector, nos últimos anos, as dificuldades em recursos humanos começaram a ser minimizadas, assim como há uma maior cobertura sanitária, fruto da várias unidades construídas", afirmou. 

A província de Benguela tem uma população estimada em cerca de dois milhões e meio de cidadãos, distribuida pelos municípios de Benguela (sede), Lobito, Catumbela, Bocoio, Balombo, Baía Farta, Caimbambo, Chongoroi, Cubal e Ganda.